XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Blue Rubber Bleb Nevus Syndrome (SBRBN) em idade geriátrica e com apresentação no intestino delgado: o que esperar?

Resumo

A Blue Rubber Bleb Nevus Syndrome (SBRBN) é uma doença incomum caracterizada por malformações venosas da pele e trato gastrointestinal (hemangiomas) associadas a hemorragia intestinal e anemia ferropriva. Outros órgãos podem estar envolvidos. As causas desta síndrome são desconhecidas e sua apresentação mais comum é na forma de casos esporádicos.
A maior morbidade desta doença se deve ao sangramento gastrintestinal, geralmente auto-limitado, evidenciando-se pela perda oculta nas fezes ou anemia. Dependendo do tamanho e extensão dos hemangiomas pode ocorrer hematêmese, melena ou enterorragia.
O intestino delgado é a região do tubo digestivo mais afetado seguida pelo colon. Muitas vezes o diagnóstico é na fase pediatrica e adulta, todavia, há relatos de casos na idade geriátrica. Apresentamos um caso de um paciente de 72 anos , hipertenso, diabético e com fibrilação atrial em uso de xarelto, apresentando-se com quadro de anemia ferropriva recorrente. Avaliação diagnóstica endoscópica alta e baixa normais. Realizou então enteroscopia por cápsula endoscópica que evidenciou múltiplas lesões azuladas elevadas em jejuno e íleo, com hematocistos sobrepostos - compatíveis com hemangiomas cavernosos. Revisão de exame físico indicando duas pequenas lesões vasculares em couro cabeludo. Formulado hipótese de Blue Rubber Bleb Nevus Syndrome.
Devido a grande quantidade de lesões no intestino delgado e anemia recorrente ( talvez agravada pelo uso de xarelto) - foi discutido com paciente e, de forma individualizada, encaminhado para avaliação cardiológica e discussão de fechamento de auriculeta como alternativa.

Área

Endoscopia - Intestino delgado

Autores

César Augusto da Fonseca Lima Amorim, Marcio Carvalho, Camila Marinho, Carolina Martins, Isabel Fonseca