XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO COMPARATIVO DE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL PARA PACIENTES COM DOENÇA HEPÁTICA CRÔNICA

Resumo

INTRODUÇÃO: A patogênese da desnutrição na hepatopatia crônica (DHC) é multifatorial e inclui redução na ingestão de nutrientes, devido a restrições dietéticas e anorexia, alteração no metabolismo dos nutrientes, absorção intestinal prejudicada, aumento da perda de proteína e deficiência na utilização do substrato pelo organismo. Há ainda anormalidades no metabolismo de carboidratos, de lipídios, de proteínas e aumento dos níveis de citocinas pró-inflamatórias resultando em um estado hipermetabólico. Estima-se que 20% dos pacientes com doença hepática compensada e 60% e 80% dos pacientes com cirrose descompensada apresentam-se desnutridos. Essas variações no percentual de pacientes desnutridos sugerem que diferentes populações de hepatopatas e diferentes métodos de avaliação levam a resultados diversos. A avaliação do estado nutricional dos indivíduos portadores de DHC deve ser realizada sistematicamente, uma vez que possibilita o diagnóstico nutricional, embasando a conduta nutricional adequada à correção ou manutenção do estado nutricional, equilibrando as deficiências e melhorando o prognóstico.
OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional de portadores de doença hepática crônica comparando diferentes métodos de avaliação nutricional. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo transversal realizado em pacientes portadores de doença hepática crônica. Os métodos empregados para a avaliação nutricional foram antropometria, índice de massa corporal, prega cutânea tricipital, circunferência muscular do braço; métodos subjetivos: avaliação subjetiva global e a avaliação global do royal free hospital. RESULTADOS: Foram incluídos no estudo 49 pacientes, com média de idade de 56 ± 13,08 anos. O método de avaliação nutricional que mais identificou desnutridos foi a avaliação global do royal free hospital (77,6%), seguida pela prega cutânea tricipital (49%), avaliação subjetiva global (32,7%), circunferência muscular do braço (28,6%) e índice de massa corporal (12,2%). CONCLUSÃO: Observou-se uma grande variação na prevalência de desnutrição entre os diferentes métodos. A avaliação global do royal free hospital foi o método de avaliação nutricional que mais identificou desnutridos comparado aos demais.

Área

Gastroenterologia - Fígado

Autores

Karen Pricyla Cruz Santos , Tereza virginea silva bezerra do nascimento, marcia ferreira candido de souza , rosely de jesus nascimento, thaline andre costa, alex menezes dos santos junior , alessandro freire carvalho, thamires hemily carvalho de melo silva , antonio matheus dos santos , nathalie fagundes gomes dos santos , mylena alves santos