XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Ressecção endoscópica de espessura total de tumor neuroendócrino duodenal assistida por clipe Padlock: relato de caso.

Resumo

APRESENTAÇÃO DO CASO S.D.S., 58 anos, homem, submetido a endoscopia em 2020 para avaliação de dispepsia. Identificada na parede posterior do bulbo duodenal, lesão elevada, arredondada, com mucosa semelhante a adjacente medindo 7mm. A ecoendoscopia era sugestiva de tumor neuroendócrino (TNE) com acometimento da mucosa profunda. Realizada ressecção endoscópica por mucosectomia. O anatomopatológico confirmou tratar-se de TNE moderadamente diferenciado (G2), com margens comprometidas. Optado por novo tratamento endoscópico, com ressecção de espessura total assistida por clipe Padlock (Aponos Medical Co.), montado sobre o endoscópio. A lesão residual foi aspirada para dentro do cap e o clipe implantado na sua base, não havendo captura adequada da lesão com alça 13mm hexagonal e 27mm oval. Após 36horas, foi realizada nova abordagem com ressecção com alça diatérmica 10x15mm. O paciente recebeu alta hospitalar após observação por 48horas. Avaliação anatomopatológica com imunohistoquímica demonstrou foco de TNE residual, bem diferenciado, com 2,0mm e margens livres. Endoscopia de controle realizada 1 mês após a ressecção revelou pequena úlcera em cicatrização no local do procedimento.
DISCUSSÃO Os tumores neuroendócrinos são um grupo heterogêneo de neoplasias que podem acometer qualquer porção do trato gastrointestinal. Nos TNE duodenais, o tratamento endoscópico com técnicas tradicionais, como a mucosectomia e a dissecção endoscópica da submucosa trazem dificuldades devido pequena espessura da parede duodenal e lúmen estreito, com maior incidência de perfurações e sangramento. Recentemente a ressecção endoscópica de espessura total (EFTR) surgiu como uma opção para abordagem minimamente invasiva dessas lesões. Na EFTR a lesão é aspirada ou tracionada para dentro de um cap e um clipe over-the-scope é implantado sobre o tecido retraído, criando um pseudo-pólipo. O tecido acima do clipe é então ressecado usando um laço de eletrocautério. A implantação do clipe over-the-scope permite a ressecção profunda da lesão e comparado com as técnicas convencionais de ressecção, tem potencial para diminuir o tempo do procedimento e a taxa de complicações. Neste caso, foi utilizado o clipe Padlock (Aponos Medical Co., Kingston, NH, EUA), formado por um anel hexagonal de nitinol fornece aproximação circunferencial do tecido em 360°.

COMENTÁRIOS FINAIS Demonstramos a viabilidade técnica, bem como a eficácia da EFTR, com Padlock, sem complicações imediatas ou tardias.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Edivan Fernandes Frota Filho, Lívia Quintanilha Santos, Flávio Fonseca Gonçalves, Edivaldo Fraga Moreira, Felipe Alves Retes, Paulo Fernando Souto Bittencourt, Patrícia Coelho Fraga Moreira, Luiz Ronaldo Alberti