XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso de ressecção endoscópica underwater para o tratamento de lesões colônicas – seria este um método mais seguro e eficiente?

Resumo

Apresentação do caso clínico
Paciente IBP, feminina, 64 anos submetida a colonoscopia de rastreio para câncer colorretal. Ao exame apresentou 4 lesões de aspecto polipoide (2 em ceco, 1 em cólon transverso e 1 em sigmoide). Foi realizada ressecção com a técnica de mucosectomia underwater com utilização de alça monofilamentar diatérmica; o procedimento ocorreu sem intercorrências. Análise anatomopatológica das lesões evidenciou: adenomas tubulares com displasia de baixo grau em ceco, medindo 6x5x5 mm e 5x3x3 mm, e com margens cirúrgicas livres de displasia; pólipos hiperplásicos com padrão microvesicular em transverso e sigmoide, medindo, respectivamente, 3x2x2 mm e 4x3x1 mm.

Discussão
A mucosectomia é um método para ressecção de lesões localizadas no cólon, quando a injeção submucosa dificulta a captura de lesões planas, é possível utilizar a técnica de mucosectomia underwater (UEMR). Neste técnica, há substituição do ar no colón por água ou solução salina estéril, separando mucosa e submucosa por efeito de flutuabilidade, representando um novo paradigma na ressecção endoscópica de lesões colônicas, removendo de maneira eficaz as lesões sem necessidade de injeção da submucosa. A curva de aprendizado da UEMR não foi um problema para profissionais treinados para realização de mucosectomia. A taxa de ressecção desse novo método para lesões colorretais é significativamente maior do que a taxa da ressecção convencional, com menos casos de recorrência. Além disso, a UEMR não aumenta a incidência de complicações, além de, em casos de sangramento durante o procedimento, permitir melhor visualização dos focos sangrantes facilitando a eletrocoagulação de vasos, melhorando a resolução desse tipo de complicação. Ademais, mantém a espessura natural da parede intestinal, sem distorções arquiteturais de mucosa e submucosa.

Comentários Finais
Desse modo, percebe-se que a técnica de mucosectomia underwater apresenta resultados promissores e menor demanda de equipamentos quando comparada a outras modalidades, apresentando melhores taxas de ressecção, sem aumentar complicações, além de não necessitar de equipamentos para injeção de submucosa.

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Ana Paula da Silva Pereira Lôpo, Kelson Lopes Pontes Albano Batista, Geovana Almeida Barros, Brunno Gomes Rocha, Heinrich Bender Kohnert Seidler