XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

APRESENTAÇÃO ATÍPICA DE TUMORES SINCRÔNICOS, GÁSTRICO E RENAL: UM RELATO DE CASO

Resumo

RELATO DO CASO:
L.L.M.L, 70 anos, sexo feminino, abriu quadro de melena 45 dias prévios ao internamento. Negava fatores de melhora ou piora, náuseas ou sintomas urinárias. Referia também perda ponderal de 5kg em um mês. Hipertensa, ex-tabagista, sem alergias.
Trazia endoscopia, com achado de lesão em parede anterior do corpo gástrico, H. pylori negativo, com histopatológico evidenciando adenocarcinoma moderadamente diferenciado tipo intestinal.
À investigação com tomografia com contraste evidenciou-se espessamento parietal inespecífico em mucosa gástrica e massa renal em polo superior esquerdo (39x30x30mm) com necrose central e extensão incipiente para o hilo. Ausência de lesões hepáticas ou implantes peritoneais.
Paciente evoluiu com sangramento agudo, levando a queda vultuosa da hemoglobina, com repercussões hemodinâmicas. Baseado nos achados imaginológicos e diante do quadro clínico, foi indicada abordagem cirúrgica.
Realizada gastrectomia total com linfadenectomia a D2 + nefrectomia radical a esquerda, sem intercorrências no intraoperatório. Evolução pós operatória sem complicações com alta hospitalar no 8°PO.
Histopatológico das peças cirúrgicas: rim esquerdo com resultado de carcinoma de células claras grau nuclear 2. Junção esofago-gástrica sem anormalidades histológicas.

DISCUSSÃO:
O câncer gástrico é a terceira principal causa de morte e a quinta neoplasia maligna mais comum em todo o mundo. Tem origem multifatorial, os principais são, a infecção pelo H. pylori e o tabagismo e o etilismo. Sendo o adenocarcinoma o subtipo histológico mais comum.
Já o câncer renal é a terceira neoplasia mais comum do trato geniturinário, tendo o carcinoma de células claras como o mais frequente, com pico de incidência entre 50 e 70 anos. Evolução silenciosa e normalmente diagnóstico já em fases mais avançadas.
A apresentação do câncer gástrico com outro primário varia de 2-10%, tumores sincrônicos estomago-rim são infrequentes, cerca de 0,13-0,42%. As causas das neoplasias primárias múltiplas permanecem desconhecidas. Atribui-se à interação entre fatores genéticos e ambientais comuns, sendo o principal o tabagismo.

COMENTÁRIOS:
A maioria dos tumores renais são encontrados incidentalmente por meio do estadiamento com tomografia do tumor gástrico. Portanto, um bom planejamento cirúrgico e a decisão de abordagem em um único tempo, são de extrema importância, visando assim menor morbidade (do que dupla abordagem) e evitando uma possível progressão da segunda lesão primária.

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

DANIELLE ANDRADE MOTA, ISABELLE MENESES DA PONTE, BRAULIO FILGUEIRA MAGALHÃES, NATHALYA DE SOUZA GONÇALVES, MOISÉS FRANCISCO DA CRUZ NETO, SALENA SILVA SOUZA