Dados do Trabalho
Título
Sífilis gástrica: uma apresentação rara de uma infecção cada vez mais incidente
Resumo
Apresentação do caso clínico
Paciente DBA, masculino, 29 anos, sexualmente ativo, com quadro de vômitos incoercíveis há 20 dias, após uso de anti-inflamatório não esteroidal. Foi levantada a hipótese de estenose pilórica por cicatrização de úlcera péptica e solicitada endoscopia digestiva alta. Ao exame observou-se gastrite hemorrágica moderada de predomínio em antro, com edema leve e irregular da mucosa e sufusão hemorrágica subepitelial discreta; colhidos fragmentos de biópsia em corpo e antro gástricos. Análise histopatológica revelou mucosa com infiltrado mononuclear importante, alterações reativas acentuadas, atrofia glandular e ausência de H. pylori. Patologista sugeriu investigação sorológica para sífilis. Solicitados teste treponêmico e não treponêmico que mostraram: FTA-ABS reagente e VDRL titulado em 1/250. Foi fechado o diagnóstico de sífilis gástrica e indicado o tratamento com penicilina benzatina, após o qual o paciente evoluiu assintomático.
Discussão
Na última década, a sífilis – uma infecção sexualmente transmissível – teve, no Brasil e no mundo, um importante aumento nas taxas de incidência. A sífilis gástrica é uma manifestação rara (ocorre em menos de 1% dos casos) dessa infecção e ocorre usualmente na sífilis secundária. Os pacientes apresentam sintomas dispépticos, náuseas, vômitos e perda de peso; dois terços dos pacientes podem não apresentar outros achados clínicos sugestivos de sífilis (e.g. úlcera genital, rash palmoplantar). A endoscopia digestiva alta pode mostrar sinais inespecíficos de gastropatia inflamatória e/ou hemorrágica, como edema, erosões, úlceras superficiais, sufusão hemorrágica subepitelial. A análise histopatológica pode mostrar sinais inflamatórios inespecíficos com infiltrado mononuclear, além de ajudar a descartar diagnósticos diferenciais (linfoma, doença de Crohn, gastrite por H. pylori). Para firmar o diagnóstico etiológico é necessário alto grau de suspeição, solicitando-se exames específicos buscando o Treponema pallidum, sendo possível realizar testes sorológicos (FTA-ABS, VDRL) ou avaliação complementar de fragmento de biópsia (imunofluorescência, imunoistoquímica ou testes moleculares).
Comentários Finais
Neste caso a presença de lesões gástricas atípicas e inespecíficas à endoscopia e à análise histopatológica, associada ao perfil epidemiológico do paciente, ajudaram a elevar o grau de suspeição para sífilis gástrica e ampliar a investigação com teste sorológico e consequente assertividade do tratamento.
Área
Endoscopia - Endoscopia digestiva alta
Autores
Ana Paula da Silva Pereira Lôpo, Kelson Lopes Pontes Albano Batista, Tecio de Araújo Couto, Heinrich Bender Kohnert Seidler, Jorge Alberto Capra Biasuz