XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Miotomia endoscópica peroral ( POEM) no tratamento de acalásia em pacientes pós gastroplastia redutora com reconstrução em Y de Roux (GRYR).

Resumo

Apresentação do Caso
A miotomia endoscópica peroral (POEM) consiste em uma técnica endoscópica para tratamento da acalásia. Em pacientes com cirurgia prévia, como a bariátrica, essa evita a necessidade de acesso cirúrgico, que possui maior dificuldade técnica. Neste trabalho, relata-se dois casos de pacientes pós-bariátrica diagnosticados com acalásia, e tratados por meio de miotomia endoscópica peroral (POEM). O primeiro paciente é masculino, de 52 anos, submetido a gastroplastia redutora com reconstrução em Y de Roux (GRYR) há 10 anos, evoluiu com regurgitação e disfagia progressiva para sólidos e líquidos há 2 anos. Foi realizada sorologia para chagas, a qual foi reagente, e a seriografia demonstrou ondas terciárias e afilamento do esfíncter esofagiano inferior (EEI). A segunda paciente é do sexo feminino, de 24 anos, realizou GYRY em 2015, evoluiu em 2021 com sensação de disfagia intensa, principalmente para sólidos. Após investigação etiológica, definiu-se falha do relaxamento do EEI de origem idiopática. Para ambos os casos foi realizado tratamento por meio da POEM, sem complicações, com evolução satisfatória e resolução dos sintomas até o presente momento.
Discussão
A acalasia é a perda do relaxamento ou relaxamento incompleto do EEI, concomitante a redução do peristaltismo do corpo esofágico. As principais causas são a doença de chagas e a idiopática. Os sintomas mais frequentes são disfagia progressiva, odinofagia, regurgitação, pirose, dor retroesternal e perda ponderal.
A miotomia endoscópica peroral (POEM) é uma alternativa para o manejo da acalásia, com resultados promissores. O procedimento consiste na realização de um túnel submucoso, que separa o local de abertura da mucosa e da muscular própria, com miotomia do EEI e do cárdia. A POEM apresentou menor tempo operatório e de internação hospitalar, menor pressão do EEI em repouso na manometria e alívio mais eficaz da disfagia, em comparação à miotomia laparoscópica.
Comentários Finais
A POEM é um procedimento avançado bastante eficaz na melhora da disfagia e minimamente invasivo, porém está associada a maior incidência de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) após o procedimento. Assim, em pacientes pós bariátrica é uma excelente alternativa para o tratamento da acalásia , visto que a GRYR é uma cirurgia que minimiza a DRGE, pois proporciona um esvaziamento rápido do "pouch" gástrico e a mínima quantidade de àcidos neste, logo há melhora da disfagia e o paciente tende a não evoluir com DRGE.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Vanessa Costa Muniz, Willian Chaves, Flávio Hiroshi Ananias Morita, Lais Yumi Takaoka