Dados do Trabalho
Título
HEPATECTOMIA PARA ADENOMA HEPÁTICO GIGANTE: RELATO DE CASO
Resumo
APRESENTAÇÃO DO CASO: Paciente masculino, 43 anos, doente renal crônico hipertensivo com quadro de dor em hipocôndrio direito há 5 dias após libação alcoólica. Ao exame físico apresentava dor a palpação de hipocôndrio direito e hepatomegalia. Exames laboratoriais identificaram anemia, aumento dos marcadores hepáticos e redução do fibrinogênio. Ressonância de abdome e pelve evidenciou fígado com dimensões aumentadas, contornos serrilhados e volumosa massa sólida (17x14x11 cm), heterogênea, hipervascular com washout e realce capsular tardio, com conteúdo hemático no interior, em lobo hepático direito, em contato com ramo direito da veia porta, ocasionando abaulamento da cápsula e compressão de via biliar, com pequena dilatação da mesma. Aventado hipótese de hepatocarcinoma com sangramento grau II. Paciente com mau controle álgico e mantendo estabilidade, indicado procedimento cirúrgico. Calculada volumetria I, II, III - fígado remanescente: 48,9% e fibroscan F4 (cirrose). α-fetoproteína negativa e sorologias negativas. Procedimento cirúrgico indicado: trissetorectomia hepática direita. Boa evolução no pós operatório. Anatomopatológico: adenoma hepatocelular com margens livres, imunohistoquímica com β-catenina: negativo.
DISCUSSÃO: O adenoma hepatocelular é raro tumor benigno, majoritariamente assintomático e mais comum em mulheres, mas que pode complicar com malignização (5%) e hemorragia (20%). O tamanho da lesão e a mutação do gene sh-HCA são os principais fatores relacionados com sangramento. Além disso, a visualização de artérias lesionais, localização na face lateral esquerda do fígado, crescimento exofítico e vascularização também são fatores que aumentam o risco de sangramento. Ademais, o consumo de álcool também aparece como um fator de risco para sangramento, bem como a obesidade e a mutação éxon 7/8 β-catenina. O tratamento de tais lesões varia desde opções menos invasivas, tais como embolização até ressecções cirúrgicas a depender de cada contexto clínico.
COMENTÁRIOS FINAIS: O caso consiste em uma rara apresentação de adenoma hepatocelular de grande dimensão complicado com sangramento, em homem após consumo excessivo de álcool, a qual imunohistoquímica não confirma os genes mais comumente envolvidos nesta complicação e cujo anatomopatológico confirma a etiologia de adenoma hepático. É fundamental compreender os fatores de risco para sangramento no adenoma hepático, bem como quais os tratamentos disponíveis melhor abordagem de complicações.
Área
Cirurgia - Fígado
Autores
MARIANA ARAÚJO SANTOS, ISADORA LAGRECA GARRAFA TREPTOW, RAFAELLA ORLOW OLIVEIRA, BRUNO MENDONÇA GRILO, RONARA GOMES PAVONI, LUIS ANTONIO CARICIO FONSECA, BIANCA GABRIELA CALSOLARI OLIVEIRA, GABRIEL SOUZA BRUM MARQUES OLIVEIRA, BARBARA FERNANDES NADALETO, DANIEL KITAYAMA SHIRAIWA, RAPHAEL LEONARDO CUNHA ARAÚJO, MARCELO MOURA LINHARES