XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Granuloma piogênico, uma causa rara de sangramento do trato gastrointestinal

Resumo

Apresentação do caso:
A.C.F. sexo masculino, 72 anos, previamente hipertenso, diabético e coronariopata, encaminhado para realização de enteroscopia por cápsula endoscópica no contexto de propedêutica de anemia ferropriva (hemoglobina 8,6 g/dl) e melena, após endoscopia digestiva alta e colonoscopia realizados na cidade de origem não identificarem fonte de sangramento. A enteroscopia por cápsula demonstrou uma lesão polipoide e erodida no jejuno proximal com sangramento ativo e coágulos distalmente ao longo da luz entérica. O paciente foi submetido a laparoscopia com inspeção de todo o intestino delgado, sendo identificada área suspeita em jejuno, a aproximadamente 130cm do ângulo de Treitz. Realizada pequena incisão supraumbilical, acessada a cavidade abdominal e exteriorizado pequeno segmento de alça jejunal, de forma a permitir enteroscopia intraoperatória, sendo identificado uma lesão polipoide 20cm proximal à incisão, com sangue na luz entérica. Paciente foi então submetido a enterectomia segmentar e enteroanastomose com exerese de aproximadamente 20cm de jejuno. Avaliação anatomopatológica da peça demonstrou se tratar de granuloma piogênico, com margens cirúrgicas livres e sem sinais de malignidade na amostra. Paciente recebeu alta 48h após o procedimento, sem intercorrências no pós operatório e evoluindo com melhora da anemia.
Discussão:
O sangramento do intestino delgado é incomum, representando apenas cerca de 4% de todos os casos de hemorragia gastrointestinal. O granuloma piogênico é uma lesão capilar, benigna, considerada reativa, ocorrendo em decorrência de pequenos traumas ou infecção. Geralmente aparece na pele ou na cavidade orale raramente ocorre no intestino delgado, onde pode causar sangramento. O tamanho do tumor geralmente é menor que 20 mm, com apresentação clínica de anemia e melena. Localiza-se mais comumente no íleo e jejuno. A enteroscopia por cápsula endoscópica é um importante método diagnóstico, podendo fornecer com boa estimativa a localização da lesão. A ressecção cirúrgica é a terapia mais empregada nos granulomas piogênicos que acometem o intestino delgado.
Comentários finais: O granuloma piogênico é uma causa rara de sangramento do intestino delgado, de difícil detecção, podendo se apresentar como anemia ferropriva, principalmente em pacientes idosos.

Área

Endoscopia - Intestino delgado

Autores

Edivan Fernandes Frota Filho, Lívia Quintanilha Santos, Flávio Fonseca Gonçalves, Luiz Ronaldo Alberti, Edivaldo Fraga Moreira