XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Hematoma hepático subcapsular: uma complicação rara da colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE).

Resumo

Apresentação do caso: Mulher, 24 anos, apresentou episódios persistentes de dor em hipocôndrio direito associados a náusea, êmese e icterícia. Exame de colangioressonância identificou-se cálculo de 0.5 cm em vesícula biliar – além de moderada ectasia das vias biliares intra e extra-hepáticas, com cálculo no colédoco distal medindo 0.4 cm. Submetida à colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), evoluindo nas primeiras 6 horas com dor abdominal seguida de instabilidade hemodinâmica e necessidade de internação em leito de UTI. Valores de hemoglobina de 5,6 mg/dL e hematócrito de 13% corroboraram a necessidade de transfusão de concentrado de hemácias. A tomografia computadorizada de abdome com contraste endovenoso evidenciou volumoso conteúdo peri-hepático subcapsular em todo rebordo ântero-superior e lateral do fígado, determinando compressão do parênquima. Dado conteúdo heterogêneo, predominantemente hiperdenso, inferiu-se provável natureza hemática, o que sugeriu o quadro de hematoma subcapsular pós-CPRE. Optado pelo tratamento conversador com suporte em UTI por 2 dias, evolui com melhora clínica e laboratorial. Transferida para leito de enfermaria, obteve alta hospitalar melhorada em 3 dias.
Discussão: A CPRE terapêutica apresenta taxa de complicações graves que variam de 2.5 a 8% das ocorrências. Apesar de raro (com menos de 40 casos no mundo relatados), o hematoma hepático subcapsular é potencialmente fatal. O mecanismo fisiopatológico não é totalmente esclarecido, porém o uso de fio-guia parece gerar lesão vascular intra-hepática de vasos de pequeno calibre. Dor abdominal e febre são os sintomas mais comuns da complicação, contudo as manifestações clínicas de choque hipovolêmico classificam o paciente em prioridade 01 para admissão em leito de UTI de acordo com os critérios do Conselho Federal de Medicina. Entre os casos disponíveis na literatura médica, metade não evoluiu com demanda de tratamento invasivo, embora drenagem percutânea, cirurgia e embolização tenham sido relatados.
Comentários finais: Entende-se que a ocorrência de hematoma hepático subcapsular pós-CPRE deva ser amplamente discutida nos centros hospitalares, uma vez que quadro graves exigem rápido raciocínio clínico e suporte terapêutico ampliado, seja em leito de UTI ou por meio de procedimentos invasivos.

Área

Endoscopia - Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada

Autores

Saullo Anderson Costa Monteiro, Marcello José Ferreira Silva, Mariana de Castro Sarmento de Andrade, Paulo Felipe de Souza Costa, Adonias Brito dos Santos Júnior, Ketlen Gomes da Costa