Dados do Trabalho
Título
Abordagem e eficácia na extração de cálculos biliares, com ênfase aos cálculos difíceis, por colangiopancreatografia retrógada endoscópica (CPRE) em hospital terciário de São Paulo
Introdução
Introdução
A coledocolitíase é uma condição muito prevalente, ocorrendo em aproximadamente 10-20% dos pacientes com cálculos biliares sintomáticos. O tratamento pode ser por colangiopancreatografia retrógada endoscópica (CPRE) ou cirúrgico. A CPRE com papilotomia possui sucesso de extração de cerca de 80-90% dos cáculos. Os cálculos difíceis podem ocorrer por alterações anatômicas como cirurgias prévias como Billroth II e bypass gástrico, presença de divertículos periampulares, presença de cálculos grandes ou múltiplos e cálculos com localizações de difícil acesso. Portanto, algumas técnicas podem ser necessárias para remoção desses cálculos complexos como dilatação com balão, litotripsia mecânica ou litotripsia por colangioscopia.
Objetivo
O estudo possui como objetivo primário avaliar a taxa de extração de cálculos pela CPRE em um hospital terciário de São Paulo de março de 2021 a junho de 2022. Os objetivos secundários são avaliar a taxa de resolução dos cálculos difíceis e o método utilizado para remoção desses cálculos complexos.
Método
Trata-se de um trabalho retrospectivo observacional com análise de prontuário e de laudos de CPRE durante o período de março de 2021 a junho de 2022.
Resultados
No estudo foram analisadas 262 CPRE que foram realizadas durante todo o período do estudo. Foram excluídos 88 casos por terem sidos procedimentos realizados por outra etiologia. Observou-se uma taxa de sucesso de extração de aproximadamente 85% dos cálculos. De todos os casos avaliados, 72 (41%) exames foram de cálculos difíceis pelos principais critérios da literatura. Cerca de 71% destes casos foram resolvidos com sucesso pela via endoscópica. Nos restantes 29% deste grupo optamos pela passagem de próteses biliares plásticas temporárias e rediscussão sobre melhor abordagem. Os métodos empregados para remoção de cálculos difíceis foram principalmente a papilotomia associada a dilatação com balão (90,2%), seguido de litotripsia mecânica (7,85%) e litotripsia a laser por colangioscopia (1,95%).
Conclusão
O estudo demonstrou uma alta taxa de sucesso na remoção dos cálculos biliares simples e difíceis através da CPRE com resultados semelhantes aos da literatura atual.
Área
Endoscopia - Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada
Autores
Ana Luisa Vieira Rodrigues de Queiroz, Renato Luz Carvalho