XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

PANCREATECTOMIA CORPO-CAUDAL COM ESPLENECTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA POR INSULINOMA DE CORPO PANCREÁTICO

Resumo

Apresentação do Caso: Trata-se de uma paciente feminina de 36 anos, com antecedente de Neoplasia Endócrina Múltipla do tipo I (NEM-I) e diagnósticos prévios de prolactinoma e hiperparatireoidismo tratados, que passou a apresentar episódios de confusão e torpor associados a hipoglicemia. Em ressonância magnética foram encontradas lesões com hipersinal na cauda e corpo pancreáticos, a maior de 2,0 cm. Biopsiada a lesão por ecoendoscopia, com diagnóstico de tumor neuroendócrino bem diferenciado, com marcador de insulina positivo.
Discussão: Tumores neuroendócrinos pancreáticos são lesões raras e com múltiplas apresentações, podendo ser não funcionantes ou funcionantes. Os insulinomas, incluídos neste último grupo, correspondem ao tumor neuroendócrino mais frequente dentre os funcionantes e se apresentam com hipoglicemias sintomáticas. Doenças genéticas, como a NEM-I predispõem a presença destes tumores, podendo os insulinomas estarem presentes em até 20% destes pacientes.
Insulinomas, em sua maioria benignos, são passíveis de ressecção quando pequenos e distantes do ducto pancreático. Neste caso, dado presença de duas lesões, sendo uma já de 2cm, procedeu-se à pancreatectomia corpo caudal. Realizada exposição do pâncreas após dissecção da grande curvatura gástrica e, para garantir ressecção da lesão mais proximal do corpo, realizou-se dissecção do colo pancreático na região da confluência mesentérico-portal. Identificadas veia e artéria esplênicas e ligadas. Realizado grampeamento lento do corpo pancreático e após liberação da peça, com liberação de corpo e cauda pancreáticas, com o baço. A paciente evoluiu bem no pós-operatório com resolução dos episódios de hipoglicemia, apresentando fístula pancreática bioquímica, sem qualquer repercussão clínica.
Comentários finais: Demonstramos realização de pancreatectomia corpo-caudal com esplenectomia por videolaparoscopia para lesões em corpo proximal, com dissecção do túnel retropancreático expondo a confluência esplenomesentérica.

Área

Cirurgia - Pâncreas

Autores

José Donizeti de Meira Júnior, Leonardo Ervolino Corbi, Guilherme Naccache Namur, Thiago Costa Ribeiro, Ricardo Jureidini, Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque, Jose Jukemura