Dados do Trabalho
Título
OBSTRUÇÃO INTESTINAL ALTA POR ENTEROLITO DE INTESTINO DELGADO. RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA.
Resumo
APRESENTAÇÃO DO CASO. W.R., 87 anos, com quadro de dor abdominal há 3 dias, acompanhada de vômitos fecalóides. Ao exame físico: abdome distendido, hipertimpânico, rha abolidos e sem sinais de irritação peritoneal. Leucograma infeccioso sem desvio, hemoconcentração e injúria renal aguda. TC abdome indicou dilatação de alças de delgado. O achado cirúrgico foi de múltiplos divertículos de delgado sem sinais inflamatórios, com cálculo de cerca de 5 cm obstruindo alça jejunal; vias biliares sem alterações. Realizada enterotomia, remoção do cálculo e enterorrafia.
DISCUSSÃO. A doença diverticular colônica é bastante frequente, acometendo cerca de 2/3 da população com idade em torno de 80 anos. A sua localização em intestino delgado, porém, é pouco comum, representando cerca de 0,3 a 4,5% das autópsias. Os divertículos de intestino delgado são incomuns e a diverticulite é uma doença rara, podendo ocorrer tanto no duodeno quanto no jejuno e íleo. Esses divertículos estão ao longo da borda mesentérica e envolvem predominantemente o jejuno proximal. A principal hipótese fisiopatológica está na dieta pobre em fibras causando dismotilidade, pseudo-obstrução e altas pressões intraluminais, que levarão à formação dos divertículos. Formação de cálculos no interior do delgado, possui etiologia e patogenia ainda incertas6. A deficiência de peristaltismo local e a dificuldade de esvaziamento do conteúdo intestinal provocam a estagnação do conteúdo ileal no interior do divertículo. O depósito de cálcio, sais biliares e colesterol na superfície desse núcleo central levaria ao aumento progressivo do cálculo. O pH alcalino do conteúdo intestinal parece favorecer o processo litogênico no interior do divertículo. A formação de cálculos no interior de divertículos que acometem o intestino delgado é complicação raramente descrita. Donaldson em 1978 revendo a literatura só pôde encontrar 50 casos descritos. A obstrução intestinal consequente a enterolito formado no interior do divertículo jejunal é evento extremamente raro com somente 11 casos publicados até 2000 . A extrusão do enterolito para o lume do intestino delgado com posterior impactação distal é o mecanismo da obstrução intestinal em diversas descrições da literatura.
COMENTÁRIOS FINAIS. O objetivo do presente estudo, é o de orientar para uma causa rara de abdome obstrutivo ou inflamatório, que deve ser suspeitado, reduzindo o tempo entre diagnose e tratamento, bem como evitando complicações severas.
Área
Cirurgia - Intestinos
Autores
CARLOS GUILHERME GIAZZI NASSRI, WILLER FONTANELLI SILVEIRA, GENÉSIO RIBEIRO ASSIS JUNIOR, ANDRÉ ANTONIO ABISSAMRA, GIULIA BASSANI GIAZZI NASSRI, ADRIANA BASSANI NASSRI, MARIA CAROLINA LINJARDI, LUIS GUILHERME XAVIER CASTRO MEIRA