XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Análise do perfil e desfecho imediato em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica videolaparoscopica executada por residentes de cirurgia do aparelho digestivo em hospital universitário SUS entre junho 2021 e agosto 2022.

Resumo

Introdução: A videolaparoscopia é um procedimento minimamente invasivo, seguro, que reduz desfechos negativos e favorece a mobilização precoce dos pacientes. Na cirurgia bariátrica videolaparoscopica (VLP), os pacientes em geral podem retornar às atividades rotineiras com média de dias menor do que na cirurgia aberta. A redução do tempo de internação dos pacientes permite uma ampliação do atendimento em cirurgia bariátrica no SUS. Com essa evolução a formação do cirurgião do aparelho digestivo deve conter a prática desta via operatória.
Objetivo: Obter o perfil dos pacientes, avaliar o tempo de internação e complicações imediatas dos pacientes submetidos a cirurgia bariátrica VLP em um hospital universitário SUS.
Método: Foram avaliados os pacientes submetidos a cirurgia bariátrica no período entre junho de 2021 e agosto de 2022. Os dados foram coletados de maneira retrospectiva por meio da avaliação de prontuário online. Foram avaliadas as seguintes variáveis: sexo, idade, IMC pré-operatório, tipo de cirurgia, tempo cirúrgico, tempo de internação, intercorrências per e pós-operatórias e uso de tromboprofilaxia. Os pacientes se encaixavam nos critérios de indicação estabelecidos pela legislação brasileira e passaram por avaliação e liberação multiprofissional.
Resultados: Foram avaliados 14 pacientes no período, sendo 13 pacientes do sexo feminino e 1 do sexo masculino; a média de idade foi de 44,42 anos (27-58); a média do IMC foi de 49,5 (36 – 63,2); em um paciente foi realizado a técnica de sleeve (7,1%) e nos demais By-pass gástrico em Y de Roux (92,9%). O tempo cirúrgico médio foi de 4h e 20min; o tempo médio de internação de internação foi de 6,1 dias; no pós-operatório imediato 7 pacientes foram encaminhados ao CTI com uma média de internação de 1,5 dias – o critério de CTI foi definido pela equipe da anestesia. Todos os pacientes receberam tromboprofilaxia pré-operatória com enoxaparina e mantiveram tromboprofilaxia por um total de 15 dias. Em relação as complicações, no per operatório um paciente apresentou conversão de técnica VLP para aberta e em relação as complicações pós-operatórias um paciente apresentou infecção do trato urinário durante a internação e um paciente foi a óbito em decorrência de deiscência de entero-entero anastomose.
Conclusão: A taxa de complicações e tempo de internação, mesmo com passagem dos pacientes em CTI, é menor com o uso da técnica VLP, sendo factível a mesma no SUS e na formação do cirurgião do aparelho digestivo.

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Mariana Oliveira Ferreira, Tuian Santiago Cerqueira, Débora Faria Nogueira, Thaís Rocha de Sena, Soraya Rodrigues de Almeida Sanches, Marco Antônio Gonçalves Rodrigues, Guilherme Augusto Criz Machado , Julio Sergio Lara Rezende, Luísa Pires Costa