XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Pancreatectomia corpocaudal laparoscópica para neoplasia cística mucinosa

Resumo

Com a melhora dos métodos de imagem, houve grande aumento na detecção de lesões pancreáticas císticas pancreáticas. Dentre as lesões císticas, há lesões císticas serosas, mucinosas e os IPMNs (neoplasias mucinosas papilares intraductais). As neoplasias císticas mucinosas geralmente acometem mulheres acima dos 40 anos e surgem na porção corpocaudal do pâncreas. É indicada sua ressecção devido ao risco de malignidade.
Neste caso, trata-se de uma paciente de 67 que apresentou epigastralgia inespecífica, sem sintomas associados há cerca de 6 meses. Foi investigada no nível de atendimento primário, com solicitação de ultrassonografia e identificada lesão cística no pâncreas. Após encaminhamento a centro terciário, uma ressonância magnética mostrou lesão de 4,6cm em cauda pancreática, com conteúdo homogêneo, sem contato com ductos pancreáticos.
Indicou-se a ressecção da lesão pela hipótese de cistoadenoma mucinoso. Realizado procedimento por via laparoscópica. Inicia-se pela exposição da retrocavidade, pela abertura do omento maior na grande curvatura gástrica. Após identificação do pâncreas, foi dissecada e ligada a artéria esplênica. O corpo pancreático foi dissecado e, por baixo, identificada a veia esplênica, também ligada com clipes. O corpo pancreático foi seccionado com uso de grampeador. Após tratamento desta região, foi realizada liberação da peça (cauda do pâncreas e baço) do retroperitônio e esta retirada com uso de saco plástico protetor, por incisão de Pfannenstiel.
A paciente evoluiu bem, com boa aceitação de dieta no pós-operatório e controle álgico adequado. Apresentou fístula pancreática bioquímica, mas assintomática.

Área

Cirurgia - Pâncreas

Autores

Leonardo Ervolino Corbi, José Donizeti de Meira Junior, Guilherme Naccache Namur, Ricardo Jureidini, José Jukemura, Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque