XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

LEISHMANIOSE CUTÂNEA ASSOCIADA A PIODERMA GANGRENOSO EM PACIENTE COM RETOCOLITE ULCERATIVA

Resumo

APRESENTAÇÃO DO CASO:
Paciente feminina, 14 anos, procedente de São Paulo, portadora de Retocolite Ulcerativa em remissão, diagnosticada há 2 anos e em tratamento com Mesalazina, iniciou quadro de pápula eritematosa em região pré-tibial de MIE após picada de inseto, evoluindo com ulceração e secreção purulenta. Realizadas drenagens e desbridamentos da lesão em serviços secundários com piora do quadro, sugerindo patergia. Encaminhada 40 dias após o início da lesão para serviço terciário, onde foi aventada hipótese de Pioderma Gangrenoso, realizada a primeira biópsia da lesão com resultado sugestivo de tal patologia e não foram encontrados parasitas no esfregaço da lâmina. Foi iniciada corticoterapia sistêmica e Ciclosporina, porém apenas com resposta parcial. Realizada segunda biópsia da lesão, na qual foi encontrado por PCR o DNA de Leishmania sp., feito curso de Anfotericina B com melhora evidente do aspecto da lesão.
DISCUSSÃO:
Pioderma Gangrenoso é uma enfermidade crônica com curso recorrente. Sua incidência é estimada em 3-10/ 10 mil pessoas no mundo. É associado a doenças sistêmicas, considerado manifestação extra-intestinal nas doenças inflamatórias intestinais. A Leishmaniose cutânea é uma dermatose causada por protozoário do gênero Leishmania e apresenta muitos diagnósticos diferenciais. Em extensa revisão de literatura em bases de dados mundiais, apenas um relato de caso com quadro de Leishmaniose e Pioderma Gangrenoso concomitantes foi encontrado. Em primeira análise, a biopsia da lesão de pele era compatível com Pioderma Gangrenoso, mas os achados (dermatose granulomatosa com eosinofilia) não são específicos. Mesmo com o esfregaço da lâmina negativo para Leihsmania sp, a resposta insatisfatória da paciente ao tratamento e sua epidemiologia positiva, geraram insistência em definir diagnóstico diferencial. A nova biópsia com pesquisa de Leishmania sp. por PCR permitiu que a paciente tivesse adequado diagnóstico e tratamento.

COMENTÁRIOS FINAIS:
Pioderma Gangrenoso e Leishmaniose cutânea são patologias que podem acometer pacientes com doença inflamatória intestinal, suas apresentações clínicas muitas vezes pode gerar dúvidas diagnósticas. Em pacientes de áreas endêmicas, como o Brasil, é válido atentar quanto a possibilidade de acometimento por Leishmania e outros parasitas, mesmo em pacientes com lesões de pele sugestivas de manifestações extra-intestinais.

Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

Letícia Becari Cal de Souza, Andrea Vieira , Maria Luiza Queiroz Miranda, Roberto Gomes Silva Junior, Pedro Henrique Brito Oliveira Alencar , Perla Oliveira Shulz Mamone , Paulo Eugênio de Araujo Caldeira Brant, Anelisa Sena Machado , Caiane Santos Rios, Verônica Grobério Nicoli, Lucia Safatli Barbosa, Maria Zuleide Felizola Leão Almeida, Sara Miranda Montaño de Laurentys, Saulo Cordeiro Paiva , Renan Abaurre Haig Santos