XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Estudo de 255 pacientes submetidos a cirurgia para tratamento de doença hemorroidária em Hospital de Referência.

Resumo

Introdução:
Diversas são as opções de tratamento para a doença hemorroidária, incluindo o tratamento conservador, modalidades de tratamento ambulatorial e o tratamento cirúrgico, por hemorroidectomias convencionais ou procedimentos mais recentes, como a desarterialização hemorroidária transanal guiada por Doppler e a anopexia mecânica. As técnicas excisionais envolvem a retirada de tecido hemorroidário com ligadura do pedículo vascular. Na técnica fechada (Ferguson) o defeito de mucosa é suturado, enquanto na técnica aberta (Milligan Morgan) a área cruenta cicatriza por segunda intenção.

Objetivo:
Avaliar o perfil de um serviço quaternário público no tratamento cirúrgico da doença hemorroidária.

Método:
Estudo descritivo, retrospectivo, unicêntrico de 255 pacientes submetidos a hemorroidectomia (técnicas aberta e fechada) e a anopexia mecânica (PPH) , entre 2014 e 2022. Coleta de dados realizada através de revisão de prontuários (físico e eletrônico).

Resultados:
Houve predomínio do sexo feminino (57%) e da raça (autodeclarada) branca (85%). A idade média dos pacientes foi de 54 anos, variando entre 19 e 78 anos. As comorbidades mais prevalentes foram hipertensão arterial sistêmica (35%) e diabetes (14%). 22% eram tabagistas ativos ou ex-tabagistas. A doença hemorroidária mista foi a mais frequente (50,6%). Os graus de doença hemorroidária mais prevalentes foram o de terceiro (36,9%) e quarto (31,8%) graus. O sintoma pré operatório predominante foi o sangramento (82,7%), seguido por prolapso (67,5%) e dor (56,9%). 12,5% dos pacientes já haviam sido submetidos a procedimento prévio para tratamento de doença hemorroidária e 4,3%, a procedimentos anais por outras afecções. A técnica cirúrgica mais empregada foi a hemorroidectomia fechada (64,7%), seguida pelo PPH (27,5%). Na maior parte das cirurgias foram retirados 3 mamilos hemorroidários (46,3%). Foram realizados procedimentos associados para tratamento de doença hemorroidária em 22% dos casos (hemorroidectomia, ligadura cirúrgica, ligadura elástica, PPH e THD) e procedimentos concomitantes para outra patologia anal em 26,7%. Um médico assistente do departamento estava presente em 69,4% das cirurgias e o preceptor, nas demais.

Conclusão:
A hemorroidectomia fechada é a técnica mais frequentemente empregada no tratamento cirúrgico da hemorroida no serviço avaliado. A associação de outras técnicas e a realização de procedimentos concomitantes para outras afecções anais ocorrem na minoria dos casos.

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

Luna Serena Arguelho Pereira, José Américo Bacchi Hora, Nathália Camin Calixto Sarroche da Silva, Caroline de Freitas Cirenza, Arthur Youssif Mota Arabi, Carlos Frederico Sparapan Marques, Sérgio Carlos Nahas