XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Média de linfonodos dissecados para tratamento cirúrgico de câncer de cólon.

Resumo

Introdução: O número total de linfonodos dissecados e analisados pelo patologista é fator prognóstico importante no tratamento do câncer de colorretal. A definição N0 requer, no mínimo, 12 linfonodos avaliados e negativos. Os pacientes estadio III, são submetidos a tratamento adjuvante com sobrevida específica de doença, em 5 anos, variando de 87 a 35%.
Objetivo: Avaliar a média de linfonodos dissecados, em pacientes portadores de adenocarcinoma de cólon, submetidos a tratamento oncológico no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2022.
Metodologia: Foi realizado estudo retrospectivo com análise de prontuário eletrônico de pacientes portadores da patologia CID 10 C18, submetidos a tratamento cirúrgico neste período. Foram excluídos do estudo, pacientes portadores de câncer de reto, colectomias por outras causas e dados incompletos do prontuário. Os dados foram organizados em planilha de Excel para posteriormente serem submetidos a análise descritiva.
Resultados: Foram identificados 153 pacientes portadores de câncer de cólon submetidos a tratamento cirúrgico neste período. Média de idade foi de 61±11 anos. As mulheres foram mais acometidas com 55%. Quanto às cirurgias realizadas, foram 68 (44%) colectomias direitas, 73 (47%) retossigmoidectomias, 11 (7%) colectomias esquerdas e uma colectomia total (0,6%). Em relação à dissecção linfonodal a média encontrada foi de 18±12 (variação de 2 a 79 linfonodos), sendo 83 (55%) pacientes estadio I/II, 46(30%) estadio III e 20 (13%), estadio IV. Foram excluídos 4 casos por dados incompletos de prontuário. Quanto aos pacientes com linfonodos positivos foram identificados 61 casos (15 casos estadio IV + estadio III), distribuídos da seguinte forma: 36 (59%) N1 e 25 (47%) N2.
Conclusão: No presente estudo, concluímos que a média de linfonodos dissecados, no tratamento cirúrgico do adenocarcinoma de cólon foi de 18. Esses resultados suportam que o número de linfonodos avaliados é uma medida da qualidade do tratamento no câncer de cólon.

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

LUIZA SOARES GUERRA, VICTORIA MARA VIEIRA ROCHA, VANESSA LOPES MATHIA, BERNARDO FONTEL POMPEU, LUIS FERNANDO PAES LEME