XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ACTINOMICOSE PANCREÁTICA: RELATO DE UM CASO RARO E REVISÃO DE LITERATURA

Resumo

Introdução: A actinomicose é uma doença provocada por bactérias gram-positivas, anaeróbias do gênero Actinomyces sp., com raro acometimento pancreático na literatura. Relatamos o caso de um paciente com actinomose pancreática simulando lesão neoplásica.

Apresentação do Caso: Paciente masculino, 72 anos, assintomático, com achado incidental de lesão na cauda do pâncreas supeita para neoplasia. Em ressonância de abdome (RNM), presença de nódulo pancreático de limites imprecisos envolvendo a região do corpo, nova em relação ao exame de imagem realizado anteriormente (8 meses antes), com sinal intermediário em T1 e em T2, impregnação pelo meio de contraste e restrição à difusão da água, medindo aproximadamente 50 x 33 x 31 mm. Além da RNM, foram dosados marcadores tumorais, CEA e CA19-9, com resultados normais. O caso foi discutido em reunião multidisciplinar e devido a natureza indeterminada da lesão, optou-se por realizar uma biópsia por ecoendoscopia. A análise histopatológica mostrou material fibrinoleucocitário permeado por macrófagos e colônias bacterianas sugestivas de Actinomyces sp., além de alguns focos de fibrose na amostra, sem sinais de neoplasia. O paciente foi encaminhado ao infectologista e tratado com doxiciclina por um período de 6 meses. Após a instituição da terapia, observou-se uma regressão progressiva da lesão, com remissão quase completa em nova RNM realizada cerca de 14 meses após o tratamento.

Discussão: O Actinomyces sp., é encontrado na cavidade orofaríngea, no trato genital feminino e gastrointestinal, porém pode adquirir patogenicidade ao romper a barreira mucosa. Apenas 20% dos casos relatados dessa doença ocorrem de forma abdominal, sendo extremamente raro o acometimento do pâncreas, com poucos casos publicados na literatura, cerca de 18, em nossa pesquisa.

Comentários Finais: O principal ponto é realizar o diagnóstico diferencial e evitar um procedimento cirúrgico desnecessário, visto que as cirurgias pancreáticas possuem complicações potencialmente graves e o tratamento da actinomicose é clínico.

Área

Cirurgia - Pâncreas

Autores

Diego Prodocimo, Micheli Fortunato Domingos, Djiuliany Larissa de Souza Siqueira, Eduardo Kenji Osako Novakoski, Claudia Cecilia Escalante Guaristi, Eduardo José Brommelstroet Ramos, Thienes Costa Lima, Julio Cezar Uili Coelho, Carlos Henrique Trippia, GABRIEL JASINSKI