XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

HEPATECTOMIA ESQUERDA VIDEOLAPAROSCÓPICA COM RESSECÇÃO DE VEIA HEPÁTICA MÉDIA POR ADENOMAS HEPÁTICOS

Resumo

Apresentação do Caso: Paciente do sexo feminino, 44 anos, com achado em exame de imagem de rotina de nódulos hepáticos. Assintomática, com histórico de uso de anticoncepcional hormonal por mais de 10 anos e suspenso há 2 anos. Realizou Ressonância magnética de abdome superior, com achado de um nódulo hipervascularizado em segmento 2 de 7,9 x 3,1 cm outro em segmento 4a de 5,1 cm em contato com veia hepática média, sugestivos de adenomas hepáticos. Indicada hepatectomia esquerda videolaparoscópica com ressecção de veia hepática média. Paciente com boa evolução em pós-operatório, recebendo alta no 4° dia de pós-operatório.
Discussão: O adenoma hepático é uma lesão hepatocelular benigna que pode evoluir com complicações como sangramento e malignização, as quais estão relacionadas ao seu tamanho e subtipo histológico. Apresenta forte relação com terapia estrogênica, fator relacionado ao aumento na incidência dos adenomas hepáticos nos últimos 40 anos. Em mulheres, geralmente se indica tratamento cirúrgico quando os tumores são maiores do que 5cm e não regridem (ou até aumentam) mesmo após suspensão dos anticoncepcionais hormonais. A abordagem laparoscópica é segura nestes pacientes, inclusive naqueles com risco aumentado de sangramento, além de reduzir tempo de internação e morbidade pós-operatória, sendo então a via de acesso de escolha, utilizada no caso apresentado. O controle do pedículo hepático esquerdo por abordagem glissoniana extra-hepática é factível mesmo por laparoscopia e permite realização de manobra de Pringle seletiva, contribuindo para menor sangramento e para realização de hepatectomia anatômica.
Comentários Finais: Demonstramos hepatectomia esquerda laparoscópica com ressecção de veia hepática média devido a adenomas hepáticos volumosos em paciente com longa história de exposição a anticoncepcionais hormonais. O controle do pedículo hepático esquerdo antes da transecção hepática é estratégia importante para reduzir sangramento e permitir ressecção anatômica.

Área

Cirurgia - Fígado

Autores

Jose Donizeti de Meira Júnior, Vitoria Ramos Jayme, Gilton Marques Fonseca, Vagner Birk Jeismann, Fabio Ferrari Makdissi, Jaime Arthur Pirola Kruger, Fabricio Ferreira Coelho, Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque, Paulo Herman