XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

HISTÓRIA CLINICA INCOMUM DE TUMOR DE COLON DIREITO LOCALMENTE AVANÇADO COM INFILTRAÇÃO DE PAREDE ABDOMINAL TRATADO COM COLECTOMIA DIREITA ESTENDIDA E ILEOSTRANSVERSOSTOMIA A MICULIKZ

Resumo

Paciente H.M.I 73 anos, sexo feminino, procurou o PS com queixa de hiporexia e dor abdominal difusa há 2 meses que evoluiu com piora e migração da dor para quadrante inferior direito do abdome acompanhada de abaulamento doloroso, sem sinais flogisticos.
Negava perda ponderal, comorbidades, antecedentes prévios, vícios, alterações do hábito intestinal ou qualquer outro sintoma.
Após diversas idas a UPA para analgesia, foi encaminhada a um serviço secundário para elucidação do caso. A mesma havia realizado uma tomografia em outro serviço que mostrava coleção em subcutâneo de mais ou menos 7 cm, sem outros achados.
Dados laboratoriais evidenciaram leucocitose sem desvio à esquerda e anemia
No primeiro atendimento, foi realizada drenagem do abscesso com anestesia local e saída de grande quantidade de secreção purulenta e encaminhada à enfermaria para continuidade da antibioticoterapia, porém devida manutenção de saída de grande quantidade de secreção e piora do aspecto, fétido/ fecaloide, foi optado por abordagem cirúrgica.
O diagnóstico tumoral foi elucidado no intraoperatório, quando encontrada presença de tumoração em região de ceco infiltrando a parede abdominal em fossa ilíaca direita, tumor fistulizado cólon-cutâneo. Optado portanto para conversão cirúrgica para
colectomia direita estendida e ileostransversostomia a miculikz.
Foi submetida a estadiamento e segue em acompanhamento pós – operatório rigoroso.

Discussão: Neoplasia localmente avançada é o termo utilizado para os tumores que se infiltram ou aderem a órgãos adjacentes, sem metástases à distância. A invasão da parede abdominal, no entanto, é pouco frequente. Este artigo descreve um caso de tumor avançado de colon com invasão local da parede abdominal e formação de abscesso. Até o momento, a literatura sobre o tema ainda é rara.
O abscesso de parede abdominal secundário a neoplasia do cólon deve ser incluído no diagnóstico diferencial das doenças inflamatórias intestinais benignas em casos de adultos mais velhos com hiporexia e massas palpáveis. Além da utilidade diagnóstica também tem um papel fundamental no planejamento cirúrgico e na determinação de terapias adjuvantes.
O tratamento, sempre que possível, deve incluir drenagem do abscesso com controle do processo infeccioso, estadiamento e ressecções da lesão. Estas propostas localmente avançadas, muitas vezes são passíveis de ressecção curativa.

materiais: Foram realizadas coleta de dados em prontuários e consulta na base de dados UpToDate



Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

ANA CAROLINA CERUTTI, FELIPE MARCONDES DE OLIVEIRA, INGRID VERÇOSA OLIVEIRA, BRUNO BIGNARD, CARINA VITORIA DIAS, THAIZA MELLO MALHEIROS, CIBELLE BERTOLLI