XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Uso da fluorescência da Luz Infravermelha associada ao corante Verde Indocianina no tratamento cirúrgico do Câncer Gástrico - resultados preliminares

Resumo

INTRODUÇÃO: O Câncer Gástrico (CG) é o quarto câncer mais letal no mundo e cirurgia ainda é o principal tratamento curativo. O comprometimento linfonodal é um dos fatores que mais contribui para o prognóstico do paciente, sendo a linfadenectomia D2 recomendada para lesões avançadas. Por outro lado, a dissecção linfonodal limitada é adequada nas lesões precoces, com diminuição significativa da morbidade do tratamento cirúrgico.
Adaptando-se o procedimento de acordo com cada paciente e extensão de doença, melhores resultados oncológicos podem ser alcançados, além de minimizarem-se os riscos de complicações cirúrgicas.
Neste contexto, a cirurgia guiada por imagem tem ganhado destaque pois ela fornece a realidade aumentada, sendo utilizada para avaliação da anatomia intra-operatória em tempo real e possibilitando tratamento mais preciso, individualizado e seguro. Uma das modalidades é a Luz Infravermelha associada ao Verde Indocianina.
No CG esta tecnologia tem sido estudada para para biópsia de linfonodo sentinela (LS), auxílio da linfadenectomia, localização do tumor e avaliação de fluxo sangüíneo (perfusão de anastomoses).
OBJETIVO: Avaliar o uso desta tecnologia no tratamento cirúrgico do CG, com determinação a sensibilidade e a especificidade deste método na detecção de LS e avaliação da da mudança da linfadenectomia com o uso deste método.
MÉTODO: Serão selecionados pacientes adenocarcinoma gástrico elegíveis para tratamento cirúrgico com potencial curativo.
Os pacientes serão divididos em dois grupos conforme o objetivo e estadiamento clínico:
No Grupo 1 serão incluídos pacientes com CG precoce (cT1N0), para pesquisa de LS.
No Grupo 2 serão incluídos pacientes com CG avançado (cT2/T3/T4/N +), para auxílio da linfadenectomia.
RESULTADOS PRELIMINARES: Até o momento 24 pacientes foram incluídos no estudo. A idade média foi de 58,2 anos, predominido do sexo masculino (79,2,%) e IMC médio de 26,6. A taxa de detecção linfonodal do método foi de 79%.
No grupo 1, em 4 pacientes o LS foi positivo para metástase linfonodal (todos confirmados como pN+), e em 10 pacientes o LS foi negativo (9 confirmados como pN- e 1 falso negativo, pN+). Em 92,8% dos pacientes o LS refletiu corretamente o status linfonodal.
No grupo 2, de 5 pacientes, houve mudança da linfadenectomia em 3 pacientes
CONCLUSÃO: O uso do verde indocianina na cirurgia do CG é promissor, porém resultados dependem de fatores como a seleção apropriada de pacientes, técnica operatória e analise patológica.

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Erica Sakamoto, André Roncon Dias, Marina Alessandra Pereira, Marcus Fernando Kodama Pertille Ramos, Adriana Vaz Safatle Ribeiro, Bruno Zilberstein, Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque, Ulysses Ribeiro Junior