XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Esofagectomia Roboticamente Assistida à Mckeown: Padronização da técnica

Resumo

Introdução:
A esofagectomia robótica foi descrita inicialmente em 2002. Desde então, os detalhes técnicos vem sendo aperfeiçoados sucessivamente, de forma a aproveitar plenamente a gama de movimentos possibilitada pela plataforma robótica. Este vídeo foi produzido com intuito de registrar a padronização técnica utilizada para este procedimento, por uma equipe especializada com grande volume.

Apresentação do Caso:
Paciente de 72 anos do sexo masculino, com diagnóstico de doença do refluxo gastroesofágico de longa data, em uso de inibidor de bomba de próton. Apresentava esôfago de Barrett em seguimento endoscópico periódico. Encontrada lesão em esôfago distal durante endoscopia de rotina, diagnóstico anatomopatológico de adenocarcinoma com invasão até submucosa profunda (sm3). Foi indicada esofagectomia upfront. Realizado procedimento por via minimamente invasiva, com toracoscopia e laparoscopia roboticamente assistida, e feita anastomose cervical.

Discussão:
A esofagectomia robótica é uma técnica com bons resultados para o tratamento do câncer de esôfago. Através da experiência dos últimos anos, foi possível a padronização da técnica operatória, levando a bons resultados cirúrgicos e oncológicos. Esperamos que o vídeo apresentado forneça uma contribuição para o emprego cada vez maior desta plataforma, cuja gama de movimentos permite uma dissecção robusta e segura, especialmente na linfadenectomia torácica.

Área

Cirurgia - Esôfago

Autores

Rubens Antonio Aissar Sallum, Flavio Roberto Takeda, Rodrigo Nicida Garcia, Felipe Alexandre Fernandes, Italo Beltrão Pereira Simões, Leonardo Ervolino Corbi, Jose Donizeti Meira Junior, Camila Maria Arruda Villanova Camara, Melissa Mello Mazepa, Ivan Cecconello, Luiz Carneiro Augusto Albuquerque