XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Ressecção Multivisceral Roboticamente Assistida no Tratamento do Câncer Gástrico: Gastrectomia e Hepatectomia Não Regrada

Resumo

Introdução:
O câncer gástrico pode apresentar em sua evolução natural infiltrativo, não sendo rara a invasão de órgãos adjacentes ao diagnóstico. A ressecção multivisceral é uma estratégia utilizada com frequência em centros especializados, porém ainda é raro o emprego de técnica minimamente invasiva nestes casos. No caso clínico apresentado foi utilizada a plataforma robótica de maneira efetiva em um caso de câncer gástrico com invasão hepática, com bons resultados no seguimento até o momento.

Apresentação do Caso:
Paciente de 81 anos, diagnosticada com neoplasia gástrica localmente avançada, com invasão de segmento lateral esquerdo do fígado, mesocólon, e cápsula pancreática (cT4a N+ M0). Optado por tratamento cirúrgico up-front devido idade do paciente, além de quadro de sangramentos da lesão com anemia, preditores de má tolerância da neoadjuvância. Realizada abordagem robótica, com uso de verde de indocianina injetado na lesão por endoscopia no pré operatório.

Discussão:
No vídeo, é feita exposição do caso clínico, são detalhados os passos da cirurgia, ressaltando o uso da plataforma robótica para facilitar passos desafiadores como ressecção de margem hepática, e segmento de mesocólon invadido.

Conclusão:
Apesar da complexidade associada da ressecção dos tumores localmente avançados, a via minimamente invasiva pode ser empregada com sucesso em casos selecionados. O uso de tecnologias como a plataforma robótica e o verde de Indocianina, trazem benefício em alguns casos, possibilitando aplicação segura da via minimamente invasiva para casos mais complexos.

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Rodrigo Nicida Garcia, Lucas Bassi, Marcus Kodama Pertille Ramos, Ulysses Ribeiro-Junior, Bruno Zilberstein, Luiz Augusto Carneiro Albuquerque, André Roncon Dias