XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA MENSURAÇÃO DE PÓLIPOS NOS EXAMES ENDOSCÓPICOS: DIFERENÇAS ENTRE A ESTIMATIVA COM A MEDIDA REAL

Introdução

A endoscopia digestiva alta (EDA) é um exame que consiste na introdução de um aparelho (gastroscópio) capaz de gerar imagens da boca até a segunda porção do duodeno. A colonoscopia consiste na introdução do aparelho (colonoscópio) pelo ânus, permitindo a visualização do cólon até a porção distal do íleo. Nestes exames, realizamos o diagnóstico e também a terapêutica. Anualmente, são realizados mais de 28,2 milhões de endoscopias e colonoscopias nos Estados Unidos da América.
Durante os exames, podemos encontrar diversos tipos de lesão, entre elas os pólipos, cujas medidas são um dos principais fatores para definir a conduta e o seguimento. Apesar de as medidas serem importantes para a condução terapêutica, elas são realizadas na maioria das vezes por meio de estimativa do endoscopista podendo ser imprecisas (subestimando ou hiperestimando a dimensão ), levando a mudanças no manejo na retirada da lesão.
Os pesquisadores querem avaliar se há no serviço diferença estatística entre a medida subjetiva da equipe de endoscopia do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e o tamanho real dos pólipos achados nos exames de endoscópicos.

METODOLOGIA
Este estudo será do tipo observacional, longitudinal, prospectivo, descritivo e analítico. O estudo será realizado pelo Setor de Endoscopia Digestiva - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Serão realizadas estimativas do tamanho de pólipos encontrados nos exames endoscópicos no período de dois anos. Tais estimativas serão realizadas pela seguinte equipe: residente do primeiro ano (R1); residente do segundo ano (R2); endoscopista assistente.
Essas medidas estimadas serão comparadas com a medida logo após a retirada e com o achado do laudo da anatomia patológica descrito no sistema eletrônico.
A concordância entre os observadores foi avaliada através do coeficiente de correlação intraclasses (para valores acima de 0,75 temos excelente reprodutibilidade, entre 0,40 e 0,75 boa reprodutibilidade e abaixo de 0,4 reprodutibilidade marginal).


RESULTADOS
Foram avaliados cerca de 50 pólipos ressecados por endoscopia e 120 por colonoscopia, a sua maioria (88%) ressecados em monobloco. As médias das estimativas foram maiores para os R1s (6,43mm) e mais próximas da medida real (5,92mm) pelos assistentes (6,12mm).
Foi observado que temos ótima reprodutibilidade (correlação maior ou igual a 0,75) entre as medidas obtidas em todas as comparações realizadas e o resultado do estudo atingiu significância estatística.





Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Bruno Sebastião da Silva, Gustvo Yun Hwa Isquierdo Fam, Durval Pessotti Junior