XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

FÍSTULA TRAQUEOESOFÁGICA: RELATO DE CASO

Resumo

Apresentação de caso: Paciente masculino, 58 anos, natural da zona rural de Catolé-PB, foi encaminhado para o Hospital Geral César Cals para aposição de prótese esofágica devido a neoplasia de esôfago que complicou com fistulização para a via aérea, evidenciada em esofagograma. No momento da admissão, se alimentava apenas por meio de uma sonda de gastrostomia/jejunostomia e não conseguia ingerir líquidos via oral por causa do risco de broncoaspiração pela presença da fístula. Para o tratamento, foi realizada endoscopia digestiva alta para colocação da prótese, sendo bem sucedida e sem intercorrências. Paciente vem evoluindo no pós-operatório com resolução completa do quadro clínico e excelente melhora da qualidade de vida, conseguindo já ingerir líquidos livremente.
Discussão: O câncer de esôfago apresenta uma alta letalidade e, epidemiologicamente, possui uma incidência maior em pacientes com idade maior que 65 anos, além de prevalência maior em negros. Dentre suas repercussões clínicas, a fístula traqueoesofágica apresenta-se como uma das complicações possíveis dessa enfermidade que representa uma ligação anormal entre o esôfago e a traqueia. Pacientes que desenvolvem essa complicação, em geral, podem cursar com disfagia e pneumonias aspirativas de repetição, podendo, inclusive, evoluir para morte por sepse. Dentre as opções de tratamento, além do cirúrgico, destaca-se o tratamento endoscópico, por meio da colocação de stents que promovem um alívio instantâneo da disfagia, além de fácil colocação e baixas taxas de complicações.
Comentários Finais: O presente caso demonstra os riscos de complicações de neoplasia de esôfago, neste caso representada pela fístula traqueoesofágica, complicada por cirrose descompensada. O tratamento endoscópico para a implantação de prótese esofágica, assim como o transplante hepático, proporcionou uma melhora do seu quadro clínico, com reversão dos quadros comuns de aspiração, mostrando-se uma terapêutica eficiente quando aliada ao tratamento de causas base.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Vinícius Tavares Morais, Pedro Henrique Araújo Marques, Simão Barbosa Silva, Marina Coelho Feitosa, Sofia Gomes Correia, Melissa Macedo Peixoto Nascimento, Júlia Martins Marques Rocha, Lucas Arruda Mendes, Levi Bastos Gomes, Rian Victor Vasconcelos Paula, Gabriele Cruz Monteiro, Ana Clara Silva Lima, Igor Castelo Branco Fontenele Costa