Dados do Trabalho
Título
Colangioscopia com Radiofrequência para avaliação e paliação de colangiocarcinoma: um relato de caso
Resumo
Paciente feminino, 85 anos, evoluiu há 3 meses com quadro de icterícia e perda ponderal significativa, superior a 10% do peso. Avaliada por síndrome colestática, realizada colangiorresonância com achados sugestivos de colangiocarcinoma perihilar, CPRE em serviço externo mostra estenose na junção dos condutos hepáticos. Avaliada por cirurgia do aparelho digestivo considerando não meritório de tratamento cirúrgico por comorbidades da paciente, encaminhada para tratamento paliativo endoscópico.
Realizada CPRE + Colangioscopia, observando-se dilatação dos vasos do duto colédoco, além de padrão nodular do epitelio na área da estenose do colédoco, que se estende desde o duto hepático comum até a confluência dos dutos hepáticos com invasão do duto hepático direito (Bismuth-Corlette IIIA). Opta-se por tratamento paliativo com ablação por radiofrequência, sendo passado cateter de radiofrequência de 22 mm e realizada terapia com 10 Watts por 2 minutos, procedimento sem intercorrências.
Visibiliza-se pós-radiofrequência melhoria da área estenótica tumoral na confluência hepática, sendo colocado drenagem de pigtail para drenar vesícula biliar, por estase de contraste em CPRE externa prévia e evitar complicações infecciosas, além de passagem de prótese metálica autoexpansível não recoberta.
Paciente apresentou melhora clínica-laboratorial, com queda de bilirrubinas e ausência de sinais infecciosos. Anatomopatológico: Adenocarcinoma pouco diferenciado de vias biliares. Paciente evoluiu a óbito aproximadamente 1 mês após o procedimento.
Área
Endoscopia - Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada
Autores
Diego Aguirre Cadena, Eduardo Guimarães Hourneaux Moura, Marcos Lera Santos, Guilherme Henrique Peixoto Oliveira, João Guilherme Ribeira Jordão Sasso, Matheus Oliveira Veras