Dados do Trabalho
Título
Intussuscepção intestinal em adultos: apresentação de três casos.
Resumo
Apresentação do caso
Relatamos três pacientes com intussuscepção intestinal atendidos no Hospital Regional Costa do Cacau (Ilhéus-BA) entre dezembro de 2021 e agosto de 2022. Os pacientes são do sexo masculino e têm entre 50 e 80 anos. Chegaram à emergência com quadro de dor abdominal difusa, náuseas e vômitos, sugestivo de suboclusão intestinal. Ao exame, apresentavam dor à palpação, sem irritação peritoneal. O diagnóstico foi definido por tomografia computadorizada de abdome, com identificação da intussuscepção intestinal associada à dilatação de alças à montante. Na laparotomia exploradora, foi verificada a invaginação entero-entérica comprometendo o íleo a 80 cm da válvula ileocecal em um paciente; no segundo caso, observada a invaginação ileocecal; e, no terceiro, foi evidenciada invaginação colon-colônica do transverso sobre o cólon descendente. Todos foram submetidos à ressecção intestinal, com realização de enteroanatomose primária em dois pacientes e confecção de colostomia terminal no terceiro. Quando ao anatomopatológico: na invaginação entero-entérica não foi definido etiologia; na invaginação ileocólica, o responsável foi um nódulo no íleo terminal, identificado na microscopia como tumor neuroendócrino; e na obstrução colon-colônica a invaginação foi causada por um lipoma. Os pacientes foram encaminhados para leito de unidade de terapia intensiva, dois pacientes evoluíram bem e receberam alta hospitalar, e o paciente admitido em estado mais grave, com oito dias de dor e vômitos, evoluiu com choque séptico e óbito dez dias após a cirurgia.
Discussão
Intussuscepção é a causa mais comum de obstrução intestinal em crianças. Em adultos é rara, sendo geralmente secundária a lesões estruturais malignas. Os sintomas mais frequentes são cólicas abdominais, associadas a náuseas e vômitos. A tomografia é o exame padrão-ouro, com imagem típica chamada "em alvo", com camadas concêntricas do intestino invaginado. As intussuscepções sintomáticas em adultos devem ser tratadas cirurgicamente devido à alta incidência de malignidade, principalmente de cólon.
Comentários finais
Embora incomum, a intussuscepção deve ser suspeitada em adultos com dor abdominal crônica ou subaguda, relacionada à obstrução parcial ou total da luz intestinal. O tratamento é cirúrgico, sendo indicada a ressecção de alça, justificado pelo risco de neoplasia. O diagnóstico tardio e o tratamento inadequado podem levar a complicações potencialmente fatais.
Área
Cirurgia - Intestinos
Autores
Emmanuel Souza Conrado, Priscilla Cordeiro Luparelli, Túlio César Castro Machado, Kelvin Célio Alves de Almeida, Carlos Henrique Ribeiro Araújo