XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

REVISÃO PRÁTICA DOS ACHADOS DE IMAGEM ESPERADOS E POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DO TRATAMENTO MULTIMODAL DO CÂNCER DE ESÔFAGO

Resumo

OBJETIVOS:
O câncer de esôfago é um importante problema de saúde, representando o oitavo tipo de câncer mais comum em todo o mundo. Nas últimas décadas o tratamento evoluiu rapidamente e uma abordagem multimodal tem sido cada vez mais utilizada. As principais opções de tratamento para tumores localmente avançados incluem ressecções cirúrgicas, quimiorradioterapia neoadjuvante ou definitiva e dilatação/stent endoscópico paliativo. Neste contexto, a radiologia desempenha um papel importante na identificação precoce e manejo do tratamento das complicações relacionadas ao tratamento. Este estudo objetiva revisar os achados de imagem esperados em complicações relacionadas ao tratamento multimodal do câncer de esôfago.


MÉTODOS: Foi realizada análise retrospectiva dos exames radiológicos de pacientes com câncer de esôfago do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), seguido pela seleção de diversos casos (mais de 300 casos), ilustrando os achados esperados e as principais complicações relacionadas à modalidade de tratamento correspondente (cirurgia, endoscopia e radioterapia).

RESULTADOS: Cinco principais diferentes complicações foram selecionadas e os achados radiológicos foram classificados usando o mnemônico HARMS: Hérnia Hiatal, Fístula Anastomótica, Lesão induzida por Radiação, Abscesso Mediastinal e pleuro-pulmonar, e lesão relacionada ao Stent (melhor apresentado na língua inglesa - Hiatal hernia; Anastomotic fistula, Radiation-induced injury, Mediastinal and pleural-pulmonary abscess and Stenting-related injuries). Para cada classificação, várias imagens foram selecionadas usando diferentes métodos de imagem esofágica, principalmente radiografias contrastadas seriadas e tomografia computadorizada.

CONCLUSÃO: Após categorização, é possível reconhecer e familiarizar-se com as principais complicações pós tratamento utilizando o mnemônico HARMS. Portanto, apresentamos uma revisão para os radiologistas descrevendo o que é importante relatar, além de possíveis achados de imagem que oncologistas, cirurgiões e endoscopistas devem estar cientes.

Área

Cirurgia - Esôfago

Autores

Flavio Roberto Takeda, Karolyne Ernesto Luiz Lopes Nobre, Josean Victor Lopes Nobre, Victor Rodrigues de Oliveira, Renan Rosetti Muniz, Daniel de Paiva Magalhães, Rubens Antonio Aissar Sallum, Yuri Costa Sarno Neves, Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque