XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA ACURÁCIA DO TESTE RÁPIDO PARA DIAGNÓSTICO DE HELICOBACTER PYLORI EM PACIENTES NÃO SUBMETIDOS À TERAPIA DE ERRADICAÇÃO PRÉVIA SUJEITADOS Á ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

Resumo

INTRODUÇÃO
A infecção pelo Helicobacter Pylori apresenta-se amplamente difundida globalmente e é causadora comprovada de patologias potencialmente graves. Diversos métodos diagnósticos existem com o propósito de identificar e tratar os portadores dessa bactéria. Dentre eles, testes sorológicos para diagnóstico desta infecção baseiam-se na detecção de anticorpos imunoglobulina G anti-H.pylori, sendo uma opção não-invasiva, barata, com resultados rápidos e de fácil realização.

OBJETIVO
O objetivo dessa pesquisa é determinar a acurácia de um teste sorológico imunocromatográfico para avaliar a viabilidade de seu uso em pacientes que não realizaram terapia de erradicação prévia do H. pylori.

MÉTODO
Foram aplicados testes sorológicos rápidos imunocromatográficos e questionários avaliando uso de inibidores de bomba de prótons recente, dados epidemiológicos, tabagismo, etilismo, presença de sintomas dispépticos em uma população de 53 pessoas que realizaram endoscopia digestiva alta com pesquisa de H.pylori entre o período de setembro e outubro de 2021. Os resultados foram comparados com a histopatologia.

RESULTADOS
Foram obtidos nos testes rápidos 7 resultados positivos para a pesquisa de H. pylori e 46 negativos. Ao comparar os testes sorológicos rápidos imunocromatográficos com o padrão-ouro, os seguintes valores foram descritos: Sensibilidade 54,5%, especificidade 97,6%, valor preditivo positivo 85,7% e valor preditivo negativo 89,1%. No presente estudo, os testes sorológicos imunocromatográficos tiveram acurácia próxima aos valores encontrados em outros trabalhos semelhantes.

CONCLUSÃO
Sendo assim, conclui-se que o teste rápido sorológico permanece como escolha razoável para screening de grandes populações, especialmente naqueles que não realizaram tratamento prévio para erradicação de H. pylori, devido ao seu baixo custo, facilidade de aplicação e alta especificidade.

Área

Gastroenterologia - Estômago/Duodeno

Autores

João Vitor Back, Maria Paula Ronchi Colombo, Gianluca Zanette Rovaris, Manoel Carlos de Brito Cardoso, Emílio Coan Berger