Dados do Trabalho
Título
HEPATITE A AGUDA COMO CAUSA DE COLECISTITE ALITIÁSICA : UM RELATO DE CASO
Resumo
Mulher, parda, 32 anos, natural de Mogi das Cruzes SP, hígida, sem histórico de etilismo e/ou abuso de drogas. Admitida em hospital com quadro de mialgia intensa há 1 semana associada a dor abdominal em andar superior, colúria e acolia fecal. Exames laboratoriais evidenciavam elevação de transaminases com predomínio de tgp (> 20 vezes o limite superior da normalidade) e hiperbilirrubinemia direta, sorologia para hepatite A com IGM positivo; hepatite B e C normais. Tomografia de abdome mostrando espessamento parietal vesicular, sem fator obstrutivo, sem dilatação de vias biliares, provavelmente reacional; pâncreas e fígado normais. Ultrassom de abdome mostrando espessamento da parede vesicular e líquido perivesicular, sem evidência de cálculos. Optado por tratamento conservador com sintomáticos, evoluindo com queda da bilirrubina após 4 semanas e normalização dos achados na ultrassonografia.
A colecistite aguda alitiásica é uma inflamação da vesícula biliar sem a evidência de cálculos no seu interior. Esta enfermidade ocorre em 2-15% de todos os casos de colecistite aguda. Normalmente está associada a outras enfermidades, em pacientes internados em unidades intensivas ou períodos pós-operatórios. A hepatite A tem como agente etiológico um picornavirus (RNA) de 27 nanometros, com via de transmissão fecal oral. Anticorpos das classes IgM e IgA são os mais precoces, aparecendo geralmente junto com as primeiras manifestações clínicas. Pode resultar em infecção assintomática, infecção sintomática anictérica, ou em infecção sintomática ictérica.
Comentários Finais
A associação entre a colecistite alitiásica e hepatite A é rara, mas deve ser considerada na ausência de comorbidades e exclusão de outras infecções. O tratamento geralmente é conservador, com hidratação e sintomáticos. O reconhecimento precoce da situação evita procedimentos invasivos e desnecessários.
Área
Gastroenterologia - Fígado
Autores
LUIZ FERNANDO PITANGUI DE OLIVEIRA, FELIPE LOPES ROCHA BARRETO, LAILA MORAIS NAHASS FRANCO, LUIZA DI FLORA COZZA, CLEYTON PADILHA ANDRADE, FERNANDA SILVA DE OLIVEIRA