XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DA ENTEROSCOPIA COMO MÉTODO DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICO DO INTESTINO DELGADO EM CENTRO AVANÇADO DE ENDOSCOPIA

Introdução

Introdução
A enteroscopia assistida por balão mostra-se como importante método endoscópico para avaliação do intestino delgado, abrangendo diagnóstico e terapêutica de afecções e baixa complicações.
Objetivo
Avaliação de enteroscopias assistida por balão definindo indicações para o exame, achados e terapêuticas.
Métodos
Estudo retrospectivo de 130 pacientes submetidos à enteroscopia por balão entre 01/2020 e 08/2022, com idade de 14 a 85anos. Os dados foram contidos em planilhas e realizada análise estatística.
Resultados
Destes 47(36%) eram homens e 83(64%)mulheres. Quanto as indicações: sangramento gastrointestinal 38(29%); anemia 23(17 %); POT de gastroplastia por BY PASS com dor ou hemorragia 22(16%); Doença de Cronh 16(12%); dor abdominal 5(3%); diarreia 4(3%); angiectasias 3(2%); outros: rastreio de neoplasia, alterações de imagens, perda de peso: 21(16%).
Dentro achados macroscópicos observamos angiectasias, ileítes, úlceras, erosões e lesões sugestivas de neoplasia.
Angiectasias e alterações vasculares foram diagnosticas e tratadas(por plasma de argônio) em 27(20%) pacientes como causa de anemia ou sangramento.
Em 14(10%) exames visualizou-se úlceras de anastomose ileais/gástricas -todas biopsiadas.
Encontradas 4 lesões com seguinte diagnóstico por histologia: 1Granuloma piogênico; 1Adenocarcinoma; 2Tumores Stromais Gastrointestinal.
Por fim 18(13%) enteroscopias foram normais/inconclusivas. Seis(4%) pacientes submetidos à Gastroplastia e reconstrução em Y de Roux não tiveram estomago excluso visualizado.
Achados microscópicos incluem tecido linfoide reacional, infiltrado linfomononuclear leve, mucosa entérica com hiperplasia linfoide folicular no córion e reações inflamatórias inespecíficas. Em 4 amostras notou-se infiltrado inflamatório neutrofílico com agressão multifocal do epitélio, criptite aguda e microabscessos de cripta focal–corroborando para doença de Crohn.
Uma amostra apresentou CD3(Pan T) positivo e muitos linfócitos no córion, com linfocitose intraepitelial evidente; CD20(Pan B)positivo com poucos linfócitos no córion–sugerindo doença leucêmica.
Estômagos exclusos apresentam mucosa gástrica oxíntica com edema no cório.
Conclusão
A enteroscopia assistida por balão é método seguro e eficaz para avaliação, diagnóstico e terapêutica do delgado, tendo como principais indicações anemias, sangramento e dor. Com baixas taxas de complicações e, por meio das opções terapêuticas, diminui a necessidade de procedimentos invasivos ou cirúrgicos.

Área

Endoscopia - Intestino delgado

Autores

RODOLFO PIETRO ZONTA MORETI, WAGNER KENRO TAKAHASHI, ADRIANA FURTADO COSTA