Dados do Trabalho
Título
GOSSIPIBOMA: A LINHA TÊNUE ENTRE ERRO MÉDICO E IMPRUDÊNCIA QUE PODEM MUDAR PARA SEMPRE A VIDA DE UM PACIENTE E ALERTAR A TODOS OS MÉDICOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SEGUIR PROTOCOLOS CIRÚRGICOS.
Resumo
Paciente G.C.L, 34 anos, deu entrada pelo pronto-socorro, com queixa de dor abdominal intensa, há 7 dias localizada em fossa ilíaca esquerda, de caráter intermitente, em cólica, com piora progressiva, tornando-se refrataria a analgesia simples, com múltiplas idas à Unidade de Pronto Atendimento. Em 2011 havia realizado apendicectomia em outro serviço, cujo pós operatório transcorreu sem intercorrências.
À tomografia foi observado a presença de imagem hipodensa organizada, com nível hidroaéreo no seu interior, localizada na pelve à esquerda, com realce medindo cerca de 7,2 x 4,6 cm, sugerindo processo inflamatório/infeccioso em atividade.
Optado por conduta conservadora e manejo clinico do quadro, para reabsorção espontânea da coleção com o uso de antibiótico, e realizado acompanhamento em enfermaria. Após piora clinica, foi submetido a abordagem cirúrgica, com drenagem de abcesso pélvico e retirada de corpo estranho. Havia um Gossipiboma da cirurgia de Apendicectomia realizada em 2011.
No 3 dia do pós operatório, evoluiu com piora do quadro e débito fecaloide no dreno. Precisou ser reabordado e realizada Retossigmoidectomia a Hartmann por lesão de 1 cm em cólon sigmoide distal.
Atualmente aguarda reconstrução de trânsito intestinal e fechamento de colostomia.
DISCUSSÃO: Os gossipibomas são corpos estranhos intra abdominais formados de material têxtil, produzidos com algodão. A retenção pós-operatória de corpos estranhos é um evento que deve ser alvo de muita atenção do cirurgião. Este é um evento subnotificado devido às implicações médico-legais envolvidas sendo um material riquíssimo a ser explorado pela imprensa em geral
Apresenta um quadro clínico variável, inespecífico e muitas vezes confuso, pois depende diretamente do comportamento do organismo frente ao corpo estranho. A sintomatologia também tem tempo indeterminado, devido reação de encapsulamento do material, o que dificulta ainda mais no diagnostico inicial.
objetivo: Esse trabalho nos mostra a linha tênue entre erro médico e imprudência e alertar todos os cirurgiões sobre uma complicação grave, com chances de morbimortalidade que pode ser minimizada e até evitada, com medidas tecnicamente simples, seguindo as normas e checklists criados como a contagem de materiais, gazes e compressas antes e após os procedimentos cirúrgicos e a possibilidade de pensarem em um diagnóstico diferencial através de outros relatos.
Métodos: coleta de dados em prontuário, livros e artigos científicos do UpToDate.
Área
Cirurgia - Intestinos
Autores
ANA CAROLINA CERUTTI, FELIPE MARCONDES DE OLIVEIRA , INGRID VERÇOSA ALBUQUERQUE OLIVEIRA, BRUNO BIGNARD, CARINA VITORIA PARADAS DIAS, THAIZA MELLO MALHEIROS, CIBELLE BERTOLLI