XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

TAXA DE DETECÇÃO DE ADENOMAS EM CENTRO DE TREINAMENTO ENDOSCÓPICO NO BRASIL

Resumo

INTRODUÇÃO
O câncer colorretal é a terceira neoplasia mais comum e a terceira maior causa de mortalidade em todo mundo em 2020(1). A principal ferramenta para reduzir essa estatística é através da detecção precoce de lesões precursoras (adenomas) através da colonoscopia de rastreio. A ADR é inversamente proporcional à taxa de mortalidade por câncer colorretal (CCR), sendo aceitáveis valores ≥ 20% para mulheres e ≥ 30% para homens, segundo a ASGE(2).

OBJETIVO
Avaliar os critérios de qualidade e a ADR em colonoscopia de um centro de treinamento.

MÉTODOS
Foram realizadas colonoscopias por residentes sob supervisão de médico assistente no Hospital das Clínicas de São Paulo. Os aparelhos utilizados foram de alta definição de imagem com recurso de cromoscopia digital. Os critérios de inclusão foram pacientes com idade acima de 40 anos, assintomáticos, sem histórico de cirurgia colorretal e que realizaram adequadamente o preparo de cólon. Foram excluídos do estudo, pacientes sintomáticos.

RESULTADOS
Foram realizadas 116 colonoscopias de rastreamento, sendo 74 em mulheres e 42 em homens. A média de idade entre homens foi de 57 anos e mulheres de 55 anos. Os que possuíam algum fator de risco (obesidade com IMC≥30, tabagismo, etilismo, sedentarismo) ou histórico familiar para CCR foram respectivamente 70,7% e 19,5% dos homens com 73% e 17,6% das mulheres. Ao total, foram identificados 50 adenomas, com taxa global de detecção de adenomas de 43,5%, sendo a ADR em homens de 39% e mulheres de 45,9%. Foram encontrados adenomas avançados em 4 pacientes (3,5% do total), sendo 1 deles com idade menor que 50 anos. O tempo médio de descida foi de 20 min e 49 seg com retrovisão de colón ascendente, dupla passagem de cólon ascendente e taxa de intubação cecal de 18,3%, 40,9% e 100%, respectivamente. A taxa de detecção de pólipos foi de 73,3%.

CONCLUSÃO
As colonoscopias realizadas por residentes em treinamento supervisionado no Hospital das Clínicas de São Paulo preencheram os critérios de qualidade com altas taxas de intubação cecal e tempo de descida > 6 minutos, além de apresentar ADR acima do valor preconizado na literatura. A presença de adenomas avançados, principalmente em pacientes com idade inferior a 50 anos, como foi identificado no presente estudo, demonstra a importância do rastreamento precoce com colonoscopia de alta qualidade para a prevenção de câncer colorretal na população geral.

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Beanie Conceição Medeiros Nunes, Angelo So Taa Kum, Edson Ide, Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura