XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

“Kit sede” x placebo pós preparo intestinal para colonoscopia quanto a intensidade de sede: estudo piloto e de factibilidade, prospectivo randomizado triplo cego.

Resumo

Introdução: A prevenção secundária do câncer colorretal é feita através da colonoscopia. Para sua realização é necessário preparo intestinal que leva a sede, um desconforto altamente prevalente que interfere no bem-estar do paciente e reduz a aderência ao seguimento. Estratégias para avaliar e diminuir a sede do paciente ao realizar colonoscopia não foram encontradas na literatura. Para tanto decide-se estudar o impacto de uma intervenção com kit específico institucional na redução da sede e de sintomas relacionados, comparado a um grupo controle em período pré exame em pacientes submetidos a colonoscopia.

Objetivo: Avaliar de modo prospectivo randomizado um método específico para estudar e reduzir a sede e seus sintomas relacionados em pacientes submetidos a preparo de colonoscopia em ambiente hospitalar, comparado com grupo controle.

Método: Estudo piloto de factibilidade, prospectivo, randomizado, com cegamento das pessoas envolvidas, comparando o uso de picolé (kit sede “A”) vs placebo ( kit sede “B” - 10 ml de água destilada), quanto a intensidade da sede e outros sintomas relacionados a ela, avaliados objetivamente através de um questionário específico e original composto por sete questões sendo as respostas medidas por escala analógica numérica variando de 0 (menor intensidade) a 10 (maior intensidade) que foram medidas na chegada do paciente a sala de exame.

Resultados: Estudo composto por um total de 20 pacientes distribuídos aleatoriamente em dois grupos: 10 pacientes no grupo intervenção (receberam o kit sede “A”) e 10 pacientes no grupo controle (receberam o kit sede “B”). A Intensidade média da sede no grupo kit sede “A” foi menor (3,5 vs 6,8; p = 0,016). A sensação de boca e garganta secas também foram menores no grupo kit sede “A”, quando comparado ao grupo kit sede “B” (5,0 vs 8,0; p = 0,001). O grau de satisfação com relação ao serviço oferecido foi maior e MÁXIMO no grupo kit sede “A” (10 vs 6,5; p = 0,029). Na análise da mediana das respostas de todas as sete questões, a pontuação mediana foi de 3,5 ± 2,5 no grupo intervenção e 6,0 ± 2,1 no grupo controle (p = 0,011). Com este estudo de factibilidade obteve-se o número de 158 pacientes como cálculo amostral ideal para realização de um posterior ensaio clínico prospectivo randomizado.

Conclusão: O uso do picolé antes da colonoscopia diminui os sintomas relacionados a sede e aumenta a satisfação do paciente submetido a este exame.

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Thamara Perinni Gatti, Carlos Frederico Sparapan Marques, Marilia Baranauskas, Bianca Damascedo, Vitor Duarte Castro Alves, Mauricio Tadeu Soares da Silva Filho, Mayara Pereira Reis