Dados do Trabalho
Título
Pneumoperitônio pré operatório associado a separação dos componentes em hérnia complexa
Resumo
Paciente, 42 anos, sexo feminino, com história de Laparotomia Exploradora com colostosmia a Hartman devido a obstrução intestinal com posterior reconstrução do trânsito intestinal, evoluindo com Hérnia Incisional Complexa (HIC) foi admitida 14 dias antes da hernioplastia incisional para confecção do Pneumoperitoneo Progressivo Pré-operatorio (PPP) através de um cateter duplo lúmen posicionando no hipocôndrio esquerdo. O posicionamento foi confirmado através de radiografia de abdome.
O PPP foi feito através da insuflação de aproximadamente 800 ml de ar ambiente de 12 em 12 horas, se a paciente referisse desconforto respiratório ou dor abdominal era realizado 1 vez ao dia. Sendo assim, durante 3 dias foi realizado 800 mL uma vez ao dia. Foi insuflado um total de 20 litros de ar ambiente.
Na hernioplastia, realizou-se a Técnica de Separação dos Componentes (TSC) da parede abdominal, ressecção parcial do saco herniário, redução do conteúdo intestinal e fechamento da parede com reconstituição da linha média. Foi inserido duas telas de polipropileno (uma 36 x 26 e outra 15x15 de média gramatura) onlay e fixada com prolene 2-0. Houve a monitorização da presão de pico antes, durante e após a cirurgia para ter certeza que não houve alteração da pressão intra abdominal. Foram deixados dois drenos de aspiração a vácuo sob a tela.
A paciente evoluiu sem intercorrências, recebeu alta no quarto dia de pós operatório. O dreno mantido por 30 dias e a paciente orientada a utilizar cinta de compressão abdominal.
Discussão: HIC são definidas como hérnias com diâmetro latero-lateral maior que 10 cm e com perda de domicilio. O tratamento é difícil devido ao risco de síndrome compartimental (aumento da pressão intraabdominal, dificultando a circulação sanguínea para os órgãos, consequentemente a nutrição dos mesmos) exigindo métodos específicos para preparar a cavidade. Nesse trabalho foi utilizado dois métodos para facilitar a reconstrução da parede abdominal: o PPP e a TSC.
O PPP consiste na insuflação progressiva de ar ambiente para dentro da cavidade abdominal, através de um cateter e a TSC em separar o reto abdominal dos oblíquos, permitindo o reposicionamento das vísceras abdominais herniadas com menor tensão da parede abdominal na tentativa de reduzir morbidade e risco de síndrome compartimental.
Comentários finais: A associação de PPP e TSC foi utilizada com sucesso, nesse caso, promovendo uma menor tensão no fechamento do defeito herniário, o que evitou complicações.
Área
Cirurgia - Miscelânea
Autores
Gabriela Debs Diniz, Jennyfer Kellen Lázaro da Rocha, Matheus Dantas Gomes Gonçalves, Alinne Mirlania Sabino de Araujo, Fernando de Paiva Melo Neto, Pericles José Carvalho de Oliveira