XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Monitoria direcionada para práticas clínicas no âmbito de cirurgia do aparelho digestivo: a importância de ir além da teoria com ênfase no ensino-aprendizagem do acadêmico de medicina

Resumo

Introdução: O Programa de Monitoria é uma das atividades de apoio pedagógico à disciplina de cirurgia na faculdade de Medicina. Ele fortalece o conhecimento em cirurgia necessário para o serviço do médico generalista. Contudo, essa atividade regularmente limitada ao campo teórico, minora as discussões da prática clínica. Diante dessa problemática, manifesta-se a necessidade de implementar metodologias ativas na execução da monitoria (CAPRA, 2012; JÚNIOR et al 2022). Objetivo: Auxiliar a aprendizagem do acadêmico de medicina por meio da monitoria no contexto ambulatorial da cirurgia do aparelho digestivo. Método: Relato de experiência do modelo de monitoria aplicado à disciplina de clínica-cirúrgica do curso de Medicina da FAMETRO, no período de Julho de 2021 a Julho de 2022. Resultado: 1)Estruturação: Antes do início das aulas é realizado pelos monitores um planejamento dos casos abordados seguindo a sequência do conteúdo programático da disciplina de Dor Abdominal, a partir disso são feitas elucidações pelo preceptor por meio da vivência clínica. Essa dinâmica objetiva manter a concomitância das abordagens teórico-práticas e promover a metodologia ativa de ensino. 2)Contato: No início do semestre é feito o contato com os alunos, previamente distribuídos pela Instituição de Ensino, direcionando-os para os locais de prática. 3)Campo de prática: os monitores vão ao Centro de Saúde e buscam perfis de pacientes comuns à rotina na clínica de cirurgia do aparelho digestivo: doenças hepático-bilio-digestivas e pancreáticas, doenças dispépticas, intestinais, oncológicas, anu-orificiais, entre outras. Os discentes coletam a história clínica do paciente, realizam anamnese e exame físico, simulando de maneira fidedigna um primeiro contato no Pronto Atendimento. 4)Discussão: O caso é transmitido pelos discentes ao professor, que realiza adequações na semiologia. Em seguida, expõe alterações presentes em exames de imagem e de laboratório, para assim conduzir ao raciocínio clínico, fechamento do diagnóstico e conduta. Conclusão: Observou-se um maior interesse dos alunos em frequentar as aulas práticas, com uma maior fixação dos conteúdos. Os monitores ao expandirem o conhecimento técnico em cirurgia interessaram-se em frequentar outros serviços. Outrossim, o conhecimento ampliou as possibilidades do estabelecimento de diagnósticos diferenciais. Ademais, o contato frequente com os pacientes estimulou a conduta ética e a boa práxis na relação médico-paciente.

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Layrah Larissa Coelho GOMES, Fagner Chagas Raulino ANDRADE, Dulcyane Ferreira De Oliveira