XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Risco de suicídio e doença inflamatória intestinal, um estudo transversal.

Resumo

Introdução:
A doença inflamatória intestinal (DII) é uma condição de inflamação crônica do intestino e pode ser classificada como Doença de Crohn (DC) e Retocolite Ulcerativa (RCU) e pode estar associada a sintomas como diarreia, dor abdominal, perda de peso e fadiga, além do caráter flutuante das crises e remissões. Estudos mostram que as doenças crônicas estão associadas a taxas mais altas de transtornos de ansiedade e de humor quando comparadas a pessoas sem patologias, o risco de suicídio também apresenta risco elevado nessa parcela da população.
Objetivo:
O objetivo do atual estudo foi avaliar a prevalência do risco de suicídio na população ambulatorial com o diagnóstico de doença inflamatória intestinal.
Metodologia:
Obtido uma amostra de conveniência no período de 01/06/2021 a 28/02/2022 através da aplicação do instrumento M.I.N.I – adaptado para risco de suicídio durante as consultas ambulatoriais no ambulatório de doença inflamatória intestinal da universidade, também foram coletados dados dos prontuários dos pacientes.
Resultados:
Foram entrevistados 59 pacientes com diagnóstico DII sendo 37(62,7%) com DC e 22(37,3%) com RC. Encontramos risco de suicídio em 2 pacientes com RCU (13,3%) e 13 com DC (86,7%) (p=0,026). Uso de tabaco e álcool também foi abordado, questionou-se sobre uso das drogas lícitas, sendo que, 24 (40,7%) pacientes apresentavam tabagismo passado e 5 (8,5%) dos pacientes apresentavam tabagismo atual. Já frente ao uso de álcool, 4 (6,8%) faziam uso diário de álcool e 13 (22%) já haviam feito uso de álcool diário no passado. Dos pacientes que fizeram uso prévio de álcool 7 (15,9%) apresentavam risco de suicídio (P:0,059).
Conclusão:
O estudo sueco de coorte usou dados do sistema nacional de saúde de crianças menores que 18 anos incluiu 6.464 indivíduos com diagnóstico de início na infância DII e foi comparado com a população em geral e obtiveram que a DII foi significativamente associada à tentativa de suicídio (HR, 1,4; IC 95%, 1,2-1,7).Conforme já apresentado em estudos prévios e reforçada pelo nosso estudo temos uma relação positiva entre o risco de suicídio e a DII, assim destacamos a necessidade de identificação desses pacientes portadores de transtorno psiquiátrico com risco de suicídio para oferecimento de suporte adequado, apoio e tratamento.


Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

João Hélio Alves Marciano Neto, Rafaela Catto, Gabriel Canhete Machado, Pedro Henrique Caetano Santos Da Silva, Maria Eduarda Steinmetz Kaczen, Maria Augusta Lang De Carli, Daniela Muñoz Nogueira Zambrano, Elza Cristina Miranda da Cunha Bueno