XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO CIRÚRGICO DE HÉRNIA INCISIONAL LATERAL COMPLEXA COM TÉCNICA "SANDÚICHE" (ONLAY E SUBLAY) – RELATO DE CASO

Resumo

Apresentação do caso clínico:
Paciente 59anos, feminino, IMC 35, hipertensa, referindo abaulamento e sensação de peso há 3anos após hernioplastia incisional em região de incisão prévia de nefrectomia direita, secundária a exclusão renal por cálculo coraliforme. Tomografia de abdome (TAC) evidenciando anel herniário de 10x6,8cm, volume do saco herniário estimado em 212cm³. Realizada hernioplastia incisional lateral complexa sob “técnica sanduíche” onlay e sublay, utilizando telas sintéticas de alta gramatura, com fixação transfacial 5cm além das bordas do defeito e inserção de dreno de sucção 6.4 em subcutâneo. Paciente evoluiu satisfatoriamente, recebendo alta no 2º dia pós operatório (DPO), retornando no 5ºDPO para retirada do dreno. Consultas de revisão cirúrgicas sem intercorrências.
Discussão
As hérnias da parede abdominal lateral são uma entidade distinta das demais hérnias, quanto a sua anatomia, comportamento clínico e tratamento cirúrgico. São geralmente resultado de hérnia incisional, lesão por desnervação em incisões cirúrgicas anteriores, excisão direta de tecido durante cirurgia oncológica ou trauma. Os fatores de risco são: obesidade, DM, HAS, DPOC, DAC, DRC, imunossupressão e grandes incisões. O quadro clínico manifesta-se por abaulamento progressivo na parede abdominal lateral e lombalgia, sendo raramente descritos sintomas de encarceramento. A TAC é o padrão-ouro para diagnóstico e planejamento terapêutico. Nas hérnias incisionais o reparo cirúrgico com tela é o recomendado pela literatura, que varia com base na localização da incisão, plano de colocação da tela, tipo de tela utilizada e extensão da fixação da tela. O plano onlay raramente é usado para reforço de defeitos laterais. O plano pré-peritoneal é o mais recomendado e utilizado sempre que possível, seguido do plano intraperitoneal. Alguns especialistas defendem a “técnica sanduíche”: duas camadas de reforço de malha para intercalar as camadas miofasciais enfraquecidas. Nesse caso, uma tela é alocada mais profunda no plano de subjacência (sublay/ intraperitoneal) e uma segunda tela é colocada como uma sobreposição.
Comentários Finais
O caso supracitado apresenta a utilização da “técnica sanduíche” para reparo cirúrgico de hérnia incisional lateral recidivada. Não há consenso na literatura quanto a sua indicação, já que as hérnias incisionais laterais são uma entidade distinta com dados de literatura disponível relativamente escassos, configurando, portando um grande desafio cirúrgico.

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

JENNYFER KELLEN LAZARO DA ROCHA, GABRIELA DEBS DINIZ, TARCÍSIO SOUTO MONTENEGRO NETO , FERNANDO DE PAIVA MELO NETO, ALINNE MIRLÂNIA SABINO DE ARAUJO, MARINNA KARLA DA CUNHA LIMA VIANA, MATHEUS DANTAS GOMES GONÇALVES, PERICLES JOSE CARVALHO DE OLIVEIRA