XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Simplificando o tratamento endoscópico do divertículo de Zenker: demonstração prática da diverticulotomia.

Resumo

Introdução: O divertículo de Zenker sintomático é tipicamente observado em homens de meia-idade e idosos. Ocorre devido a uma área de fraqueza na parede muscular da hipofaringe, conhecida como triângulo de Killian, que é formado pelas fibras oblíquas do músculo tireofaríngeo e transversais do músculo cricofaríngeo. Pode ser tratado por inúmeras técnicas de cirúrgicas ou endoscópicas, sendo a diverticulotomia endoscópica a forma mais simples.

Objetivo: O objetivo do vídeo é demonstrar a técnica de diverticulotomia utilizando o endoscópio flexível.

Resultados: No vídeo é apresentado o caso de um homem de 81 anos com queixa de disfagia e regurgitação nos últimos dois anos, com esofagograma demonstrando o divertículo na hipofaringe, achado este confirmado pela endoscopia digestiva alta. Foi proposto o tratamento endoscópico com diverticulotomia, sob anestesia geral, realizando a exposição do septo, formado pelo músculo cricofaríngeo, através do diverticulótomo, seguido da secção das fibras musculares com auxílio do SBKnife, procedimento sem intercorrências imediatas. Posteriormente foi realizada hemostasia mecânica com colocação de clipe metálico e finalizado o procedimento, que em sua totalidade durou cerca de 60 minutos. O paciente evoluiu de forma satisfatória, com retorno da dieta líquida no mesmo dia e alta hospitalar no dia seguinte. Foi reavaliado 30 dias após o procedimento e houve melhora substancial da disfagia e da regurgitação.

Conclusão: A diverticulotomia endoscópica é um procedimento prático, eficiente e resolutivo para tratamento do divertículo de Zenker sintomático, com baixa taxa de recorrência dos sintomas e considerado menos invasivo, com menor risco de complicação e rápida recuperação.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Carolina de Souza Antonieto, Rúbia Moresi Vianna de Oliveira, Marcus Vinícius Gonçalves Moreira, Danilo Micael Lucena e Carvalho, João Cláudio Soares de Sousa, Felipe Alves Retes, Vitor Nunes Arantes