XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tamponamento cardíaco por tuberculose em paciente com Retocolite Ulcerativa usuário de anti-TNF: uma grave complicação em uma região endêmica.

Resumo

Apresentação do Caso. Paciente do sexo masculino, 42 anos, com diagnóstico de retocolite ulcerativa (RCU) grave, pancolite, tratado mesalazina 4g/dia. Após dois anos do diagnóstico, apresentava recidivas frequentes com quadros graves, com necessidade de internamentos, uso de corticoide, ciclosporina e azatioprina sem conseguir induzir remissão. Realizado colectomia total com manutenção de reto residual para posterior cirurgia de reconstrução com bolsa ileal. Histopatológico evidenciou RCU difusa ativa ulcerada acentuada. Após seis meses da cirurgia evoluiu com retite intensa e surgimento de fístulas sem resposta ao uso de corticóide, antibiótico, mesalazina ou azatioprina. Prescrito terapia biológica com anti-TNF (infliximabe) com controle da doença. Após 5 anos de uso de infliximabe, o paciente relatou febre, tosse seca e dispneia. No exame físico, apresentou MV diminuído em base de ambos hemitórax e bulhas cardíacas hipofonéticas. Uma TC de tórax que evidenciou grande derrame pericárdico. ECO confirmou tamponamento cardíaco. Internado e submetido a pericardiocentese com retirada de 600 ml. No líquido aspirado a adenosideaminase e DHL estavam elevados. Na cultura cresceu M. tuberculosis. Iniciado terapia com tuberculostático com regressão completamente dos sintomas, sem recidivas. Após término da terapêutica tuberculostática foi optado por reiniciar terapia biológica com vedolizumabe para o tratamento da doença de Crohn. Discussão: Tuberculose (TB) é um grave problema de Saúde Pública no Brasil. Por sua vez a incidência de DII tem aumentado no Brasil e apesar dos benéficos das novas terapias biológicas para controle da doença, as mesmas estão associadas a complicações, como infecções oportunistas. A pericardite tuberculosa (TBP) é rara e responsável por apenas 1% da tuberculose extrapulmonar, ocorrendo em pacientes com imunossupressão como portadores de HIV, insuficiência renal crônica, e em uso de drogas imunossupressoras, com mortalidalidade de até 40%. Não há relatos no pubmed de tamponamento cardíaco por tuberculose em portadores de DII. Comentários finais. Esse caso alerta para o risco de complicações por tuberculose extra-pulmonar em nossa região em usuários de terapia biológica, especialmente anti-TNF, fazendo necessário realizar sempre triagem para tuberculose latente antes de início de terapia e estar atendo a infecção aguda por reativação ou novas exposições em áreas endêmicas.

Área

Gastroenterologia - Intestino

Autores

Carlos Alexandre Antunes Brito, Alexandre Barros Loback, Athos Gabriel Vilela Queiroz, Pedro Vinício Santos de Albuquerque Melo, Pedro Martinelli Barbosa, Valéria Ferreira Martinelli