XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: Dificuldade diagnóstica entre pancreatite de sulco duodenopancreático (groove pancreatitis) e neoplasia de cabeça de pâncreas

Resumo

Apresentação: L. C. , 51 anos, diabético e ex-etilista, internado há cerca de 5 anos devido quadro de pancreatite aguda na época sem evidência de causa biliar, desde então sem novos episódios de pancreatite aguda, vem encaminhado ao ambulatório de gastroenterologia assintomático para acompanhamento devido evidencia de alteração em exame de imagem.
Realizou inicialmente USG de abdome como investigativo devido aumento de transaminases e canaliculares evidenciado lesão expansiva em cabeça pancreática, para melhor elucidação diagnóstica realizou tomografia abdominal que mostrou lesão infiltrativa de limites pouco definidos, apresentando focos de calcificação de permeio, com impregnação pelo meio de contraste, suspeita para foco neoplásico primário, localizada na cabeça e no processo uncinado do pâncreas, medindo 32X 32X 30 mm.
Foi realizada, a seguir, ecoendoscopia alta na tentativa de avaliar lesão, evidenciado parede duodenal espessada com formações císticas subepiteliais compatível com pancreatite de sulco duodenopancreático (groove pancreatitis).
O paciente foi prontamente encaminhado para o serviço de cirurgia do aparelho digestivo para avaliação cirúrgica.
Discussão: A pancreatite em sulco é uma forma rara de pancreatite, e apenas algumas descrições existem na literatura de radiologia e patologia. Os achados radiológicos da PS assemelham-se em muito com o adenocarcinoma pancreático. Infelizmente, mesmo quando a possibilidade de pancreatite de sulco é considerada prospectivamente com base nas características de imagem, um diagnóstico definitivo pode ser difícil, e a incapacidade de distinguir a pancreatite de sulco de uma malignidade duodenal, ampular ou pancreática primária geralmente leva à cirurgia.
Semelhante aos casos de pancreatite crônica tradicional, os pacientes com pancreatite de sulco são inevitavelmente homens de meia-idade com histórico de abuso significativo de álcool.
Considerações finais: O diagnóstico prospectivo de pancreatite de sulco pode ser bastante difícil independentemente da modalidade radiológica (TC ou RM), assim como o diagnóstico específico de pancreatite de sulco não pode ser feito apenas com base na PAAF e na citologia, e pode ser muito difícil excluir com confiança uma malignidade subjacente puramente com base em um resultado citológico negativo. Na maioria dos casos, os pacientes acabam sendo submetidos à duodenopancreatectomia.

Área

Gastroenterologia - Pâncreas e Vias Biliares

Autores

Letícia Bêe, Jéssica Fretta Machado, Ana Paula Godoy Finger