XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Incidência de Infecção por Helicobacter pylori em pacientes em pré-operatório de cirurgia bariátrica no Serviço de Endoscopia de um hospital do Paraná: Resumo de Trabalho Cientifico

Resumo

INTRODUÇÃO
Com o aumento do índice de obesidade no Brasil, vem aumentando cada vez mais a procura pela cirurgia bariátrica como forma de tratamento. Neste contexto, alguns estudos demonstram que a presença da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) no estômago do paciente pode aumentar a chance de complicações pós-operatórias, como estenose de anastomose, úlcera marginal e fístula gastrogástrica.
OBJETIVO
Identificar a incidência de infecção por H. pylori nos pacientes pré-operatórios de cirurgia bariátrica.
MÉTODOS
Esta pesquisa é um estudo prospectivo observacional com abordagem quantitativa, analisou-se questionários respondidos pelos pacientes atendidos no setor de endoscopia de um hospital no Paraná, antes do procedimento endoscópico entre o período de agosto e setembro de 2019. Houve uma pré-seleção dos questionários, respeitando os critérios de inclusão e exclusão. O número de participantes da pesquisa foi de 202 pacientes. Os critérios de inclusão corresponderam aos pacientes que realizaram endoscopia digestiva alta (EDA) como um dos exames pré-cirúrgicos de bariátrica. Foram excluídos pacientes que realizaram a EDA, porém não como um exame pré-cirúrgico de bariátrica, além de questionários mal preenchidos. Por meio da análise dos questionários, foram vistos os resultados do teste de urease. A pesquisa foi ser aprovada pelo Comitê de Ética em pesquisa da instituição antes da coleta de dados, respeitando as disposições éticas do Conselho Nacional do Ministério da Saúde.
RESULTADOS
Dos 202 pacientes selecionados, 44 eram homens (21,8%) e 158 mulheres (78,2%). Dentre os homens, 27 apresentaram a pesquisa do H. pylori positivo (61,4%). Em relação às mulheres, 75 tiveram urease positiva (47,5%).
CONCLUSÕES
Concluindo, a prevalência de infecção nessa população estudada ficou semelhante ao da população geral no mundo e abaixo prevalência no Brasil. Na análise de gênero, os homens tiveram uma positividade de H. pylori maior que as mulheres, em uma proporção de 1,3:1, porém a amostra de pacientes masculinos foi muito menor, o que pode ter interferido no resultado final.

Área

Gastroenterologia - Estômago/Duodeno

Autores

Wolney Batista Sabino Júnior, José Olivan de Carvalho Moura Junior, Julia Stephani Ferraz Lima Ferreira, Luzieli Portaluppi, Adriélle Costa, Luiz Flávio Crato Aguiar, Luiz Aurelio Mariussi, Sabrina Silva, Plínio Cardoso, Gustavo Massaki Kuwaki