XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Efeito da pandemia do COVID-19 no tratamento cirúrgico do câncer gástrico após 2 anos

Resumo

INTRODUÇÃO E OBJETIVO: A pandemia de COVID-19 foi reconhecida como uma das mais graves crises de saúde pública. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar o impacto da pandemia nos resultados cirúrgicos e oncológicos de curto prazo de pacientes com câncer gástrico (CG) e verificar a adesão ao protocolo de triagem de COVID-19 adotado nesta instituição.

MÉTODOS: Todos os pacientes com CG submetidos ao tratamento cirúrgico de 2015 a 2021 foram avaliados e divididos em dois grupos de acordo com o período: Grupo Controle (2015-2019) e Grupo COVID (1: 2020-2021 2: 2021-2022) O protocolo da instituição preconizava que os pacientes encaminhados para cirurgia fossem submetidos ao teste de infecção por SARS-CoV-2 por meio de RT-PCR.

RESULTADOS: A médica de procedimentos cirúrgicos por ano no grupo controle foi de 107 pacientes por ano. Já no grupo COVID, período de 2 anos de pandemia a média foi de 97,5 procedimentos, sendo 83 casos no grupo COVID-1 e 112 casos no grupo COVID-2.
Procedimentos diagnósticos (p=0,005), quimioterapia pré-operatória (p<0,001) e adenocarcinomas sem subtipo de Lauren especificado (p=0,009) foram mais frequentes no Grupo COVID-1
Considerando a adesão ao protocolo, entre os 83, 19 pacientes (22,9%) não foram testados para COVID-19 antes da cirurgia. Dois casos foram positivos para COVID-19 (1 pré-operatório e 1 pós-operatório). Já durante o segundo ano de pandemia, 1 paciente não foi testado no pré operatório (0,8%). Cinco casos positivos para COVID-19 (3 pré- operatório e 2 no pós operatório).

CONCLUSÃO: Durante o período de pandemia, houve diminuição do número médio de cirurgias e maior frequência de procedimentos diagnósticos. No entanto, as características clínicas, o status TNM e os resultados cirúrgicos foram semelhantes entre os grupos. Assim, o tratamento cirúrgico do GC pode ser realizado com segurança na pandemia de COVID-19, com taxa de adesão ao protocolo de triagem de 89,7%.

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Amanda Juliani Arneiro, Marina Alessandra Pereira, André Roncon Dias, Fabricio Ferreira Coelho, Bruno Zilberstein, Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque, Ulysses Ribeiro Junior, Marcus Fernando Kodama Pertille