XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Mucosectomia versus ESD em lesões endoscópicas do cólon: Qual a melhor técnica para evitar complicações e recidiva?

Introdução

Introdução
As lesões planas, plano elevadas e não pediculadas do cólon, podem ser ressecadas por várias técnicas, entre elas, a mucosectomia e a ressecção endosópica da submucosa (ESD). Ambas as técnicas são passíveis de complicação e recidiva.
Objetivo
O objetivo do presente trabalho é comparar complicações e recidiva de lesões ressecadas no cólon por diferentes técnicas (mucosectomia em monobloco, mucosectomia a piecemeal e ESD) em pacientes atendidos no Hospital das Clínicas de Botucatu.
Método
Estudo retrospectivo de pacientes submetidos a ressecção de lesões do cólon, de junho de 2020 a junho de 2022 com reavaliação de nova colonoscopia em 3 meses e 1 ano para avaliação de recidivas. Foram comparados idade, sexo, tipo da lesão, localização, classificação, tamanho, patologia, complicações como perfuração e síndrome pós polipectomia e recidiva.
Resultados
No presente estudo envolvendo 36 pacientes, foi observado que houve diferenças significativas na distribuição entre tipo de procedimento e tipo de lesão, na distribuição entre tipo de procedimento e local de lesão, e que não houve diferenças significativas na distribuição entre tipo de procedimento e recidiva e complicações.
Conclusão
Apesar de não haver diferença estatística significativa devido a amostragem, no presente estudo ficou evidenciado, um número maior de recidiva na mucosectomia à piecemeal e na técnica híbrida e mais complicações como perfuração e sangramento nas ressecções realizadas por ESD.

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Fabricio Sales Faria