Dados do Trabalho
Título
GASTRECTOMIA VERTICAL SINGLE-PORT
Resumo
Introdução:
A evolução tecnológica nos últimos anos permitiu o surgimento de diversas técnicas minimamente invasivas aplicadas nos mais diversos tratamento cirúrgicos. Na cirurgia bariátrica e metabólica, a cirurgia laparoscópica já está estabelecida como via de escolha há muito tempo, e o Single-Port é uma opção a mais para a realização da Gastrectomia Vertical de maneira menos invasiva.
Objetivo:
(1)Demonstrar a aplicabilidade na rotina cirúrgica de técnica utilizando Single-Port
Relato do caso:
Paciente de 21 anos, com quadro de obesidade grau III, sem comorbidades diagnosticadas nos exames pré-operatórios, exceto por Esteatose hepática moderada. PhMetria de 24 horas não apresentou alterações (DeMeester = 6). Endoscopia Digestiva Alta demonstrava gastrite enantematica leve.
A cirurgia foi realizada por via laparoscópica, sob anestesia geral, com Trocater Single-Port e um trocater auxiliar de 5mm. Procedimento foi realizado sem intercorrências, com envio de peça cirúrgica para análise anatomopatológica. Tempo operatório de 55 minutos. A paciente recebeu alta no primeiro dia pós-operatório e evoluiu sem complicações, mantendo acompanhamento ambulatorial até hoje.
Conclusão:
A Gastrectomia Vertical (Sleeve) via Single-Port é reprodutível e segura em pacientes selecionados, sendo mais uma ferramenta no tratamento cirúrgico da Obesidade.
Área
Cirurgia - Obesidade
Autores
GUILHERME COSTA E SILVA, JOSE AFONSO SALLET