XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Infecções por Covid-19 nos primeiros 30 dias de pós operatório de cirurgia bariátrica e metabólica durante o surto pandêmico. Resultados com 1.528 pacientes operados em um único centro SRC® brasileiro

Resumo

Introdução
A doença por coronavírus (COVID-19) é um surto pandêmico atual causado pelo coronavírus, causando a síndrome respiratória aguda grave 2 (SARSCoV-2). A obesidade é um forte fator de risco independente para hospitalização em COVID-19 e causa ou exacerba uma variedade de comorbidades que foram comprovadamente associadas ao aumento de morbimortalidade. O tratamento padrão ouro para obesidade é a cirurgia bariátrica, que possibilita adequado controle das comorbidades e perda ponderal. Estudos recentes sugerem a diminuição do risco de complicações graves de sars-cov-2, após a cirurgia.

Objetivos
Analisar a evolução do COVID-19 diagnosticado nos primeiros 30 dias de pós- operatório de cirurgia bariátrica durante o surto pandêmico.

Métodos
Estudo observacional retrospectivo de 1528 pacientes consecutivos submetidos a Bypass Gástrico Laparoscópico Roux-en-Y, Gastrectomia vertical e Cirurgia Revisional em um centro credenciado SRC® em São Paulo, Brasil, entre abril de 2020 e abril de 2021. Todos os pacientes seguiram o protocolo da instituição, realizaram exame de PCR (proteína C reativa) 72 horas antes da cirurgia e foram todos negativos. Além disso, consideramos casos positivos para Covid-19 para aqueles que apresentavam sintomas clínicos associados a um teste de PCR positivo.

Resultados:
Os resultados foram 17 pacientes (1,1%) com diagnóstico positivo para Covid-19 nos primeiros 30 dias da cirurgia bariátrica. 15 (1%) dos pacientes apresentaram sintomas leves para Covid - 19 associados a PCR positiva. 02 (0,1%) s foram hospitalizados. 100% dos pacientes não foram admitidos na unidade de terapia intensiva (UTI), nem necessitaram de intubação orotraqueal.

Conclusão:
Entre os pacientes obesos que realizaram cirurgia bariátrica e adquiriram COVID-19 nos primeiros 30 dias de pós-operatório, 99% dos pacientes apresentaram sintomas leves, sem necessidade de internação. Concluímos que a cirurgia bariátrica e metabólica é segura e reprodutível neste período pandêmico de COVID-19 quando realizada e seguida por protocolos de segurança específicos.

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

GUILHERME COSTA E SILVA, JOSE AFONSO SALLET, ANA CAROLINE FONTINELE, CARLOS EDUARDO PIZANI, ANTONIO NEVES BOTTURA, SANSIRO DE BRITTO, CLARA VALENTIM GONÇALVES, HELBERT MINUNCIO PEREIRA GOMES, EDUARDO STICCA, MARIANE ANTONIETA MENINO CAMPOS