XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

TAXA DE DETECÇÃO DE ADENOMAS COLORRETAIS E CRITÉRIOS DE QUALIDADE EM COLONOSCOPIA NO CENTRO DE TREINAMENTO EM ENDOSCOPIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO PIAUÍ.

Introdução

INTRODUÇÃO: O câncer colorretal é a segunda maior causa de neoplasia, exceto câncer de pele não-melanoma. A detecção precoce aumenta chance de cura, diminui mortalidade e morbidade. A colonoscopia é o exame padrão-ouro para o diagnóstico da neoplasia colorretal. A acurácia da colonoscopia está associada à critérios de qualidade, sendo eles qualidade de preparo intestinal, tempo de retirada do aparelho, e taxas de intubação cecal, de detecção de pólipos e de detecção de adenoma.
OBJETIVO: Avaliar os índices de qualidade em colonoscopias de rastreamento no Hospital Universitário do Piauí e determinar a qualidade do preparo intestinal, tempo de retirada do aparelho, taxas de detecção de adenomas, de intubação cecal e de detecção de pólipos.
MÉTODOS: Estudo longitudinal retrospectivo realizado no Hospital Universitário do Piauí em pacientes assintomáticos, com idade entre 50 e 75 anos, submetidos à colonoscopia para rastreamento de câncer colorretal de setembro de 2020 a setembro de 2021, sem histórico de pólipos colônicos ou retais, doença inflamatória intestinal, polipose intestinal ou cirurgia colorretal.
RESULTADOS: Do total de 581 colonoscopias no período avaliado, quarenta e uma foram elegíveis para o estudo. A média de idade dos pacientes foi de 56,89 anos (50-75 anos), com predominância do sexo feminino: 82,93%. A taxa de detecção de pólipos de 26,83%; taxa de detecção de adenomas de 12,20%; média de tempo de retirada do aparelho de 9,58 minutos (8,54-10,61 CI 95%), com 19,5% dos exames não descrevendo tal dado; média de qualidade do preparo intestinal segundo escala de Boston: 6,37 (5,86-6,89 CI 95%), com 22% das colonoscopias não precisando o preparo segundo a escala avaliada; taxa de intubação cecal de 95,12%; taxa de detecção de adenomas avançados: 2,44%. Em nenhuma das colonoscopias houve descrição de lesão suspeita de câncer.
CONCLUSÃO: A qualidade das colonoscopias de rastreamento do Hospital Universitário do Piauí, no período avaliado, está abaixo do preconizado pela força-tarefa em câncer colorretal de multissociedades americanas. A taxa de detecção de adenomas e qualidade do preparo intestinal estão abaixo do ideal. A taxa de detecção de pólipos, tempo de retirada do aparelho, intubação cecal e detecção de adenomas avançados estão dentro do preconizado na literatura. É necessário otimização do protocolo de preparo intestinal e revisão da técnica de colonoscopia para obter melhora dos critérios de qualidade de colonoscopia no hospital.

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

VINY SAMPAIO de BRITO, JEANY BORGES e SILVA RIBEIRO, PABLO DANTAS ALENCAR, DANIELA CALADO LIMA COSTA, DANIEL de ALENCAR MACÊDO DUTRA, LEONARDO LINO MARTINS JÚNIOR, RENATA BRITO AGUIAR de ARAUJO