Dados do Trabalho
Título
Primeira Gastrectomia Total Descrita na Plataforma Versius: Relato de Caso
Resumo
APRESENTAÇÃO DO CASO: Paciente masculino, 72 anos, portador de Adenocarcinoma de corpo gástrico, já apresentando espessamento de parede gástrica e adenomegalia perigástrica em exame de imagem. Foi submetido a Flot 4 e posteriormente à gastrectomia total robótica utilizando a plataforma Versius, com disposição de 3 trocartes em W para os braços robóticos, além do braço câmera. Ademais, foram utilizados outros 2 trocartes para afastamento do fígado e para clipador/grampeador. Com este último, foi realizada a anastomose esôfago-jejunal latero-lateral com reconstrução em Y de Roux. A maior vantagem descrita foi a possibilidade de ajuste dos braços robóticos durante a cirurgia tornando a redocagem mais ágil. Não houve intercorrências no pré, trans ou pós operatórios. O resultado do exame anatomopatológico evidenciou Escore 1 de regressão tumoral e o tratamento inclui mais 4 ciclos de quimioterapia, ainda não iniciados pelo paciente.
DISCUSSÃO: A cirurgia robótica é uma tecnologia facilitadora que surgiu como uma revolução no campo da cirurgia minimamente invasiva (CMI), superando as restrições impostas pela CMI convencional videolaparoscópica, através de uma visão tridimensional magnificada e estável, filtragem de tremores, escalonamento de movimentos, instrumentos articulados, o que permite dissecção tecidual e síntese precisas, bem como a redução da curva de aprendizado por parte do cirurgião. O robô Versius é uma plataforma teleoperada que tem os diferenciais de o cirurgião realizar o procedimento em um console aberto permitindo melhor comunicação com a equipe, e destaca-se também pelos instrumentos e braços do equipamento serem acoplados individualmente cada um em seu carrinho compacto e móvel. Realizar a gastrectomia total com a plataforma Versius facilitou a realização das anastomoses, as suturas ficaram mais delicadas pelo fato da agulha conseguir fazer uma curvatura melhor permitindo com que passe os pontos em vários ângulos e posições, o que não é possível realizar com a pinça de laparoscopia convencional. A disposição de trocartes é diferente da utilizada para o robô daVinci.
COMENTÁRIOS FINAIS: Gastrectomias totais já foram anteriormente realizadas em outras plataformas de cirurgia robótica, a exemplo do robô da Vinci, e o presente estudo tem por finalidade elucidar a execução da primeira gastrectomia total realizada pelo sistema Versius, bem como os resultados obtidos e a ergonomia robótica.
Área
Cirurgia - Estômago
Autores
Keila Kristina Kusdra, Vitória Henz De Negri, Ariella Catarina Pretto, Julia Eloise Parizzoto Pereira, Danton Spohr Corrêa