Dados do Trabalho
Título
Caracterizção de uma série de 80 casos de Carcinoma Colorretal operados no Hospital das Clínicas da Ufmg: avaliação anatomopatológica padronizada e correlação com dados clínicos dos pacientes.
Resumo
O Carcinoma Colorretal (CCR) vem registrando mundialmente nas últimas décadas ascensão de suas taxas de incidência e mortalidade, notadamente em países industrializados, incluindo o Brasil, representando a segunda neoplasia mais frequente em ambos os sexos, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer. Objetivo: avaliar as características anatomopatológicas de uma série de casos de CCR e correlaciona-las com dados clínicos dos pacientes. Metodologia: foram analisadas, mediante protocolo padronizado do Serviço de Patologia do HC-UFMG, 80 peças de colectomias realizadas no Serviço de Coloproctologia do HC-UFMG, no período de janeiro de 2016 a julho de 2019. Os dados foram obtidos a partir da revisão do material arquivado e registrado no SPSS Statistics: requisições dos exames e laudos anatomopatológicos originais e das lâminas do tumor e dos linfonodos dissecados para realinhamento dos diagnósticos de acordo com o Sistema TNN, revisto e atualizado em 2017. Resultados: dentre 80 pacientes, 50 (62,5%) eram do gênero feminino e 30 (37,5%)do masculino, com média de idade de 64 anos em ambos os gêneros. O acometimento do cólon esquerdo correspondeu a 63,3% dos casos e do direito a 36,7%. Por ocasião do diagnóstico, a maioria dos casos de apresentava em estadiamento mais avançado: 50% no estadio III, 32,5% no estadio II, 15% no estdio I e 1,25% no estadio 0. A comparação entre o número de pacientes distribuídos nos estadios pN e a avaliação de invação vascular sanguínea ou linfática mostrou que quanto maior o estadio pN, maior a porcentagem de pacientes com presença de invasão vascular: estadio pN0 (13,5% dos pacientes), pN1 (52,1%) e em pN2 (62,5%). Conclusão: os resultados obtidos nesta série de pacientes com CCR são semelhantes àqueles registrados na literatura no que se refere à média de idade dos paciente, à localização predominante no cólon esquerdo e ao estadiamento avançado por ocasião do diagnóstico. O status linfonodal (pN), considerado fator prognóstico isolado de maior impacto no carcinoma colorretal, com influência direta no tempo de sobrevida, se correlacionou com maior invasão vascular. Esses resultados comprovam a importância da avaliação anatomopatológica minuciosa dos espécimes cirúrgicos da colectomia e linfadenectomia, como ferramenta fundamental para os estabelecimentos corretos do diagnóstico e prognóstico. A nosso ver, essas são as bases essenciais para se traçar as estratégias de manejo clínico, cirúrgico e oncológico dos pacientes.
Área
Gastroenterologia - Intestino
Autores
Ana Sofia Silva Mesquita, Matheus Santos Mazine, Gabriela Demas Álvares Cabral, Jessica Vieira Assis, Rafaella Fortini Greinfell e Queiroz, Leonardo Maciel da Fonseca, Rodrigo Gomes da Silva, Mônica Maria Demas Álvares Cabral